Como Fazer um Trabalho com as Normas da ABNT

Como Fazer um Trabalho com as Normas da ABNTAs Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)  tem  como objetivo padronizar a elaboração de trabalhos acadêmicos (monografias, dissertações, teses, artigos e pôsteres).
Lidar com essas normas é comum na vida acadêmica, universitária e de alguns cursos técnicos, porém aplicá-las demanda tempo e paciência. Encontrar tais Normas disponíveis de forma organizada na internet é uma tarefa demorada e cansativa além da constante adequação destas Normas de acordo com a sua necessidade.
O primeiro obstáculo é encontrar as regras e formatações adequadas ao trabalho acadêmico que você pretende apresentar.
Já o segundo depende exclusivamente da dedicação e vontade de fazer um trabalho padrão, zelando pela qualidade e consequentemente uma aprovação teórica do conteúdo.

Apesar das normas serem claramente definidas, pela ABNT cada instituição costuma estabelecer suas próprias normas, as quais apresentam pequenas variações destas. A orientação é que o acadêmico pesquise no site da instituição para se informar das normas a serem seguidas. E especialmente de seguir o que o orientador mandar, pois a última palavra é dele.

As regras básicas a serem seguidas são referentes a: estrutura, apresentação gráfica e margens.

Na estrutura deve ter:

Parte externa

1- Capa
2 – Lombada

Elementos pré-textuais

3- Folha de rosto
4 – Errata
5- Folha de aprovação
6 – Dedicatória
7 – Agradecimentos
8- Epígrafe
9  - Resumo na língua vernácula
10 – Resumo na língua estrangeira
11 – Lista de ilustrações
12 – Lista de tabelas
13 – Lista de abreviaturas e siglas
14 – Lista de símbolos
15 – Sumário

Elementos textuais

16 – Introdução
17 – Desenvolvimento – capítulos e subcapítulos
18 –  Conclusão

Elementos pós textuais

19 – Referências
20 – Glossário
21 – Apêndice
22 – Anexo
23 – Índice

Alguns elementos são opcionais, varia de acordo com o tipo de trabalho acadêmico a ser desenvolvido.

Na apresentação gráfica deve constar:

1 – Folha A4
2 – Alinhamento justificado
3 – Toda a digitação na cor preta (com exceção das imagens que podem ser coloridas)
4 – Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12 (usar tamanho 10 para legenda de figuras, tabelas e gráficos, notas de rodapé e citações diretas com mais de 3 linhas)
5 – Espaço entre linhas de 1,5.
6 – Recuo de 1,25 cm na primeira linha de cada parágrafo (exceto citações diretas com mais de 3 linhas que devem ter recuo de 4 cm no parágrafo todo)
7 – Título das seções com fonte em tamanho 12, alinhado a esquerda, seções primárias sempre ao topo da folha e não colocar ponto nem traço após o número, somente o espaço.
8 – Seções primárias com fonte em negrito e caixa alta
9 – Seções secundárias fonte em negrito e somente a primeira letra em caixa alta
10 – Dois espaços de 1,5 cm entre o texto que antecede e sucede a seção.
11 – Paginação:  todas as folhas a partir da folha de rosto são contadas (com exceção da errata), mas não numeradas. A numeração é colocada a partir da primeira página da parte textual, posicionada a 2cm da borda, na parte superior alinhada a direita.

A margem deve ser:

1 – Superior: 3 cm
2 – Inferior: 2 cm
3 – Esquerda: 3 cm
4 – Direita: 2 cm

As regras são muitas, mas com atenção e dedicação até facilitam a composição do seu trabalho cientifico. Verifique o que se encaixa as suas necessidades e produza um trabalho perfeito.