Como Fazer um Trabalho Científico

Como Fazer um Trabalho CientíficoO trabalho científico é normalmente feito para o ensino superior e causa muitas dúvidas pelo seu minucioso padrão de construção do texto e do argumento. Esse padrão existe não só para facilitar a compreensão do leitor, mas para justificar o teor “científico” do trabalho, ou seja, para que o assunto ou tema seja abordado através dos métodos científicos que cada área de saber possui. De forma simples, explicaremos como fazer um trabalho científico.

  1. Título e autores. Na capa do trabalho, de forma centralizada, ficam o Título e o nome do Autor (ou autores). Quando o trabalho é direcionado a algum projeto ou instituição, essa informação também é colocada, justificada a direita logo abaixo do nome do autor.
  1. Índice. Na página seguinte, entra o índice de páginas do trabalho. Ou seja, seus tópicos e a indicação de suas respectivas páginas. Na verdade, esse é o último processo do trabalho, pois ainda não se pode saber com exatidão as páginas que virão.
  1. Apresentação do tema e justificativa. O Trabalho começa com o autor situando o leitor sobre o tema que abordará, quase em forma de resumo, incluindo as questões essenciais que serão desenvolvidas no texto. Ele deve também explicar, de forma impessoal, os motivos pelo qual esse trabalho foi desenvolvido. Muitas vezes os autores também formulam uma hipótese para explicar ao leitor o que ele está procurando provar com sua pesquisa.
  1. Desenvolvimento da introdução. O texto científico é escrito de forma dissertativa, basicamente na estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução deve-se abordar a temática e explicar o que se pretende fazer com o trabalho.
  1. Desenvolvimento do texto. O desenvolvimento é a parte onde se argumenta e se utiliza os métodos de cada área para “desvendar” ou “comprovar” o que se está falando. É onde são apresentadas as fontes, os debates e as experiências feitas.
  1. Conclusão;. A conclusão é a apresentação dos resultados das experiências mostradas no desenvolvimento, avaliando o que foi possível e o que não foi possível concluir na realização do trabalho.
  1. Bibliografia e fontes. O autor deve finalizar apresentando uma lista com todas as fontes utilizadas, para que seu trabalho possa ser comprovado caso seja a vontade do leitor.