Como Fazer um Trabalho Acadêmico

Como Fazer um Trabalho Acadêmico

Os trabalhos acadêmicos têm por finalidade apresentar, difundir, contestar ou demonstrar o conhecimento produzido por meio da atividade científica. Por isso, ele tem uma estrutura básica, mas a pergunta é: por onde começar?

Passo 1 – Delimite seu tema: por exemplo, se o seu trabalho é sobre a “Teoria do Caos” atenha-se a este assunto e ao que lhe diz respeito, caso contrário você inicia sua dissertação falando sobre o “Efeito Borboleta” e termina falando a respeito da mitologia grega.

Passo 2 – Fundamente bem sua pesquisa: tenha boas referências bibliográficas. Autores confiáveis além de direcionar o seu objeto de estudo, dão mais credibilidade ao trabalho. O site www.scielo.org pode ajudar.

Passo 3 – Estruture seu trabalho: ele deve conter no mínimo:

Capa, com dados como: seu nome, título do trabalho, instituição de ensino, cidade e ano de conclusão do trabalho.

Texto, deve ter: Introdução – apresentando o tema e a linha do trabalho, por exemplo: Teoria do Caos, Física Moderna, desenvolvimento – pesquisas realizadas, pontos de vista sobre o assunto e conclusão – qual o desfecho do trabalho? As hipóteses levantadas foram confirmadas ou não?

A bibliografia e os anexos vêm ao final do trabalho.

Passo 4 – Configure o trabalho: geralmente ele deve ser configurado segundo as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), para conhecê-las acesse www.abnt.org.br

Apesar de parecer chato ter que adequar suas ideias à tantas regras, é por meio delas que seu trabalho ganhará mais seriedade, aspecto formal e visibilidade, afinal o objetivo das atividades científicas, como já foi dito, é difundir o conhecimento pois se ele não for recuperado e mantido cairá no esquecimento e perderá seu valor.