Como Fazer Um Testamento

Como Fazer Um TestamentoA morte é um assunto que muitas pessoas evitam de conversar .O falecimento de alguém próximo é muito doloroso, e pensar na própria morte é no mínimo um tanto estranho. Mas é muito importante que esse assunto seja conversado ao menos algumas vezes e que atitudes a respeito dele sejam tomadas, como por exemplo , fazer um testamento . Muitas pessoas acham que por não ter um patrimônio considerável ele é totalmente dispensável , mas se enganam . Expor as suas vontades com clareza será importante após seu falecimento. Nós vamos como de dar dicas de como fazer testamento.

1.Tipos de testamento . Na hora de fazer seu testamento você precisará se decidir sobre qual tipo você deseja e o que melhor se adequará as suas necessidades e pretensões.  Há três tipos mais comuns de testamento : o testamento publico , o testamento privado e o testamento cerrado.

  • O testamento público requer a presença de duas testemunhas e deve ser registrado em cartório,é uma das formas mais seguras de testamento com a desvantagem de que qualquer pessoal pode ter acesso aos seus desejos no testamento.
  • Já o testamento privado não é necessário ser feito em cartório, é escrito e assinado pelo testador – própria pessoa,mas também com a necessidade de testemunhas. Essas testemunhas serão de extrema importância na hora de atestar a veracidade do testamento , se alguma delas não estiverem presentes será necessário que um juiz julge a veracidade ou não do testamento.
  •  No testamento cerrado, o documento pode ser escrito e assinado pela própria pessoa , ou redigido por uma outra mas assinado pelo testador também com a presença das suas testemunhas , mas é necessário a aprovação de um tabelião. O tabelião após analise e aprovação do documento ,o lacrará em um envelope ou similares, e este só deverá ser aberto após a morte do testador , ou em outros casos sujeitos a analise. É um tipo de testamento que proporciona maior segurando , mas já não é muito utilizado.

2.Coloque em prática. O testamento é de extrema importância para a família, isso evite posteriores brigas e desentendimentos . Após conhecer o tipo de testamento que melhor se adeque a sua vontade, faça. Chame as testemunhas , pessoas de sua confiança , e se achar necessário procure um advogado.

Essas foram algumas dicas de como fazer testamento , e por em ordem a sua vida tanto agora quanto depois .