Como Fazer um Telescópio Caseiro

Como Fazer um Telescópio CaseiroTodo mundo já teve o sonho de ver o espaço de pertinho, não, não estou falando de virar astronauta, entrar em um foguete e ir diretamente ao espaço, estou falando de vê-lo pelo telescópio, algumas pessoas já viram, principalmente naqueles passeios de escola ou compraram em lojas especializados, os chamados telescópios portáteis, mas eles são caros e todo mundo quer ter o direito de ter a mesma bela visão do que outras pessoas, por isso a seguir ensinaremos a fazer um telescópio caseiro, fácil, barato e será só seu, sempre no alcance de suas mãos quando você querer deslumbrar as maravilhas do espaço.

1. Materiais.

- 2 lentes de aumento (diâmetro de 2,5cm a 3 cm)

- 1 tubo de papelão

- Fita adesiva

- Tesoura

- Trena ou fita métrica

- Folha de jornal ou revista

2. Processo.

- Pegue as duas lentes de aumento e uma folha de papel impresso.

- Segure uma das lentes de aumento (a maior) entre você e o papel. A imagem impressa parecerá borrada.

- Coloque a segunda lente de aumento entre seu olho e a primeira lente de aumento.

- Mova a segunda lente para frente ou para trás até que a folha impressa fique nítida em foco. – - Você notará que o impresso aparecerá maior e invertido.

- Peça para alguém medir e anotar a distância entre as duas lentes de aumento.

- Recorte uma fenda de aproximadamente 2,5 cm no tubo de papelão próximo da abertura frontal. Não recorte totalmente o tubo. A fenda deverá ser capaz de segurar a lente de aumento.

- Faça um segundo corte no tubo à mesma distância do primeiro corte conforme anotado por seu amigo. Esse é o local onde ficará a segunda lente de aumento.

- Coloque as duas lentes de aumento em seus recortes (a maior na frente e a menor atrás) e prenda-as com a fita adesiva.

- Deixe cerca de 1 a 2 cm de tubo atrás da lente de aumento pequena e corte o excesso restante de tubo.

- Verifique se funciona, olhando a página impressa. Você pode ter de ajustar a lente levemente para obter as distâncias exatas entre as duas lentes, de modo que a imagem fique focalizada.