Como Fazer um TCC

Como Fazer um TCCO Trabalho de Conclusão de Curso, mais conhecido pela sigla TCC, é um trabalho acadêmico que deve ser realizado pelo estudante universitário no final do curso. Ele é uma forma de avaliar o aluno ao final do curso para certificar-se que ele deve receber o diploma. Ela deve ser apresentada a uma banca formada por 3 a 5 professores, que avaliarão o seu trabalho e te aprovarão ou não. Neste artigo ensinaremos como fazer um TCC.

1. Escolha do tema. A primeira coisa que você deve ter mente na hora de escolher o tema para a sua tese de conclusão de curso é a sua afinidade. Você provavelmente ficará muito tempo pesquisando e elaborando sua TCC, então deve ser um tema que você se interesse e tenha afinidade. Uma ótima forma de conseguir um tema é através de uma pergunta. Elabore uma pergunta para ser respondida em sua TCC. Lembre-se que o seu tema não precisa ser original.

2. Escolha o tipo de TCC. Cada curso pode exigir um tipo de diferente de Trabalho de Conclusão de Curso. Ela pode ser um Estudo de Caso, uma Revisão Bibliográfica, Pesquisa de Recepção, entre vários outros.

3. Escolha bem o seu professor orientador. Na universidade existirão professores para te auxiliar na sua TCC. Normalmente existem vários que você poderá escolher. Na hora da escolha, leve em conta a familiaridade do professor com o tema, pois ele precisa saber sobre o assunto que você está falando. O seu relacionamento com o professor também é importante. Escolha alguém com quem você tenha estudado e concorde com suas metodologias e visões. Será muito difícil trabalhar com alguém que você teve problemas durante o curso.

4. Todo trabalho deve ter introdução. Ela deve situar o leitor no contexto em que foi feito o trabalho e explicar o seu objetivo. Ela deve ser clara no que o autor pretende com o trabalho e deve despertar o interesse pelo resto do conteúdo.

5. O desenvolvimento deve embasar sua tese. Ele deve explicar o trabalho todo, sem contar com a ajuda da introdução e conclusão. Ele deve conter tanto dados bibliográficos quanto experimentais, obtidos em pesquisas, entrevistas e observação.

6. A conclusão deve fazer um apanhado de todo o trabalho. Ela deve fazer um apanhado de tudo que foi dito, apresentando os resultados finais e explicando-os, mostrando o porquê do trabalho.

7. Tudo citado em seu trabalho deve constar na bibliografia. Qualquer texto, livro, filme e palavra de especialistas devem ser citadas na bibliografia. Você não é especialista no assunto então precisa utilizar os conhecimentos de outras pessoas e estas devem receber o crédito merecido. Lembre-se que a bibliografia deve estar no padrão da ABNT

Estas foram dicas para fazer sua bibliografia. Qualquer dúvida pergunte para os seus professores. Existem diversos livros que irão te ajudar nesse processo que com certeza estão no acervo da biblioteca de sua universidade. Boa sorte!