Como Fazer um Sarau

Como Fazer um SarauOs saraus eram muito praticados pelas pessoas antigamente, mais precisamente nos séculos XVIII, XIX e início do XX, mas ainda possui adeptos até os dias de hoje e muitas pessoas lutam para resgatar a tradição dos saraus, uma vez que tinham também a utilidade de mobilização cultural e política e a articulação de grupos. Trata-se de reuniões culturais realizados em domicílios em áreas urbanas ou rurais, com leituras temáticas e muita música. Os saraus costumam se estender pela noite.

Para realizar um sarau nos dias de hoje, você precisa selecionar os amigos que irá convidar, uma vez que a maioria das pessoas não se dedica mais ao hábito da leitura.

  • Faça previamente uma seleção musical para o momento das leituras e o momento de discussões, que costumam ser mais descontraídos.
  • Defina um tema para a leitura, para que as discussões tenham um gancho.
  • Seja mediador do seu sarau. Indique para os seus amigos o momento da leitura e após cada citação abra para as discussões.
  • No momento da leitura, tenha o cuidado de manter uma música de fundo, de maneira que não atrapalhe a concentração de quem lê e de quem ouve. Dê preferência para músicas instrumentais neste momento, pois a letra pode desconcentrar e confundir os participantes do seu sarau.
  • Já que um dos objetivos é o compartilhamento de cultura, separe um momento dedicado somente à música. Nesta hora todos escutam a trilha sonora e não debatem.
  • Seja um bom anfitrião, sirva petiscos e bebidas. Para não ficar caro pra você, peça que cada um leve uma bebida de sua preferência, assim você terá vários tipos de bebidas para os seus convidados.
  • Deixe o ambiente à meia luz. A iluminação também faz parte do ambiente e não pode ser agressiva. Se possível, utilize velas.

Agora faça a sua lista de amigos e marque o dia do seu sarau.