Como Fazer um Resumo

Como Fazer um ResumoFazer um resumo de texto ultrapassa os limites de captar apenas pontos importantes de um texto. Deve-se, de maneira absoluta, tomar cuidado em manter as características e compreensão do original, assim como se preocupar em passar a mensagem do autor para quem irá fazer uso dele sem alterar seu sentido. Este artigo trará ótimas dicas de como fazer um resumo sucinto e ajudará em como organizar as ideias principais do seu texto para apresentação dele como um resumo.

1. Leia o texto – é de extrema importância que você leia o texto e leia-o com muita atenção, foque na história, de atenção as características que ligam uma informação na outra, releia o parágrafo caso não tenha compreendido alguma informação, procure o significado de palavras que possam não ser conhecida por você. Releia o texto. Releia-o quantas vezes achar necessário até que realmente tenha captado as informações necessárias para a compreensão do assunto em questão.

2. Marque pontos importantes – datas, locais, nomes, e acontecimentos são relevantes. Marque-os e faça anotações sobre sua interpretação. De atenção ao tema principal e grife as principais informações sobre o assunto.

3. Junte informações – após sua leitura e compreensão, junte suas anotações e comece a organiza-las lembrando-se sempre de não fugir do contexto original.

4. Crie tópicos – Junte as principais informações e organize-as por tópicos, faça uma breve descrição do assunto transcrevendo apenas o essencial para que a leitura seja agradável e compreendida.

5. Resumir não é só copiar e colar pequenos trechos – resumir um livro, artigo ou matéria é captar as informações e repassa-las de maneira mais objetiva e esclarecedora. Utilize-se de dicionário de sinônimos para ajuda-lo a deixar seu resumo com uma linguagem mais próxima ao que você acredita facilitar a leitura.

6. Resumindo – faça sua leitura, certifique-se de que tenha assimilado realmente as informações contidas na história. Marque informações principais, assuntos relevantes, palavras-chaves, organize-os seguindo o mesmo raciocínio e ordem do texto original, leia seu resumo. Releia seu resumo, verifique se não deixou de colocar nenhum fato que possa ser fundamental para compreensão do tema. Parabéns, você conseguiu fazer um resumo.