Como Fazer um Resumo Informativo

Como Fazer um Resumo InformativoDiferente da resenha crítica, onde o avaliado é sua opinião sobre a obra, no resumo informativo a sua tarefa é mais simples: apenas descrever o conteúdo estudado. Seja um filme ou um livro, você deverá dissertar sem criticar. Siga as dicas e tire uma boa nota!

1. Conheça o material. Há inúmeros sites com resumos informativos de todos os livros e conteúdos da escola, no entanto você não deve recorrer a eles. Atualmente os professores têm acesso à internet e poderão descobrir que você copiou. O correto é se informar sobre o assunto e depois pesquisar. Leia atentamente o texto e grife os principais parágrafos.

2. Explique com suas próprias palavras. Depois do passo 1, tente explicar o conteúdo com suas próprias palavras. Não encha linguiça, o professor perceberá! Condense o texto, seja rápido e objetivo, mostrando que você entendeu a matéria.

3. Não dê sua opinião pessoal. No resumo, a intenção do professor é saber se você entendeu e não a sua opinião sobre a matéria. Não caia na armadilha de criticar. Se tiver algo pessoal a acrescentar, escreva em um tópico separado e entregue para o professor.

4. Leia. Leia inúmeras vezes o seu texto, tirando linhas, se necessário. Quanto mais objetivo seu resumo informativo for, maior será sua nota. Boa sorte!