Como Fazer um Resumo de um Livro

Como Fazer um Resumo de um LivroFazer resumos de livros nem sempre é fácil. Mesmo para os que são fãs de leitura tudo pode parecer ser um bicho de sete cabeças. Você não sabe o que deve prestar ou não atenção, se deve escrever enquanto lê o livro, se deve sublinhar, grifar ou dobrar. Tudo para de fluir e a gente nunca sabe o que deve conter ou não em um resumo. Afinal, devemos colocar nossas próprias opiniões? Qual é o tamanho certo? Quais dados são importantes?

1. Para começar é necessário entender a diferença entre resumos e reviews (ou leituras críticas). As chamadas leituras críticas sempre devem expressar a opinião de quem as escreve, diferente do resumo onde apenas os dados dos livros devem ser apresentados de forma, como o próprio nome já diz, resumidas. Para fazer um bom resumo, é necessário começar com os itens básicos: Título da obra, escritor e editora.

2. Depois disso, vem a sinopse estendida que nada mais é do que o resumo da história da obra. Quem é o personagem principal, o que ele fez, quais são os personagens secundários, o que está acontecendo com eles e porque tudo está ocorrendo.  Para não errar, tente responder seis simples perguntas: “o quê aconteceu?”, “quando?”, “como?”, “onde?”, “com quem” e “por quê?”. Depois disso alguns poucos detalhes podem ser acrescentados, mas tome cuidado para não escrever algo detalhado demais e, assim, perder o caráter de resumo.

3. Para ajudar, leia com atenção a orelha e quarta capa do livro (parte que normalmente serve para marcar a página e a capa de trás, respectivamente), lá você vai achar grande parte das informações importantes que servirão para completar seu texto. E pronto! Aproveite para reler seu resumo e certificar-se que não houve nenhum buraco. Para ver se está tudo certo, imagine que nunca leu o livro e veja se seu relato te dá as principais informações necessárias para a compreensão. Se sim, fique tranquilo: seu trabalho está pronto!