Como Fazer um Requerimento

Como Fazer um RequerimentoPara fazer um requerimento é preciso muito cuidado com irá ser escrito e o que irá ser requerido. Pois, geralmente, este requerimento irá para algum órgão superior e precisa conter uma linguagem e uma abordagem muito culta, acima de tudo. Além de ter técnicas especificas para redigi-lo. Mas, tome cuidado para não usar expressões muito antigas e deixar o requerimento com uma cara de carta de 1850. Você precisa ser formal, não antigo.

1. Modelo básico para se fazer um requerimento. Irei redigir um exemplo de requerimento. Quando for fazer um, preste bem atenção no que estará escrito para não haver equívocos quanto a nome da pessoa, nome da instituição que você estará designando o requerimento, entre outras coisas.

Il.mº. SR. Diretor/Reitor da Faculdade Uninove.

(Nome da pessoa que está solicitando requerimento), aluno regularmente matriculado no terceiro semestre de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, vem respeitosamente solicitar a V. Sª a expedição dos documentos necessários à sua transferência para outro órgão de ensino, por motivos x.
Nestes termos, pede deferimento.

São Paulo, 15 de maio de 2011.
Assinatura da pessoa que esta solicitando o requerimento.

Este é apenas um modelo básico para requerer documentos necessários para a transferência para outra instituição de ensino.

2. Dados que não podem ser esquecidos quando for fazer um requerimento. Não se esqueça de colocar estes dados a seguir quando for escrever um requerimento. No título irá o nome da autoridade, ou seja, para quem será dirigido o seu requerimento. Já no texto terá que ter o seu nome, a sua identificação pessoal e o que você está querendo requerer, isso de maneira bem clara e objetiva. Não enrole durante um requerimento. Na finalização, não se esqueça de colocar a cidade em que reside, o dia, mês e ano do requerimento e a sua assinatura.

3. Maneira para se abordar a pessoa em questão. Quando você solicitar algo junto a uma pessoa utilize sempre os verbos requerer, pedir, solicitar, pois eles são mais cultos, como pede um requerimento.

4. Termos usados em um requerimento. Existem alguns termos que são bastante utilizados em um requerimento, como: P e A. D. = Pede e aguarda deferimento. E.D. = Espera deferimento. A.D. = Aguarda deferimento.

Estas são algumas regras básicas para que você faça o requerimento a alguma pessoa. Lembre-se de seguir todas essas dicas para que o seu requerimento seja analisado de maneira culta e para que a pessoa entenda perfeitamente o que você está pedindo. Não é difícil, basta ter atenção e entender um pouco da norma culta do português.