Como Fazer um Recibo

Como Fazer um ReciboAtualmente tudo é pago no cartão de crédito, no cartão de débito, em cheques e etc. E tudo está ficando tão moderno que dificilmente se usa o recibo de pagamento escrito a mão, pois está se tornando uma maneira arcaica de comprovar um pagamento. Só que saber como faz um recibo é muito necessário, pois em qualquer compra, empréstimo, ou transação financeira poderá ser pedido que você faça um recibo e você não saberá como redigi-lo. Mas, não se preocupe mais com isso, porque vamos lhe ensinar como fazer um recibo, caso você precise algum dia.

1. Preenchimento de um recibo pronto. Este tipo de recibo é o mais comum e mais utilizado entre as pessoas, pois você só precisará completar o recibo com os seus dados nos locais pedidos e a quantia em questão. Depois só será necessário assiná-lo.

2. Fazendo um recibo desde o começo. Mas, se o recibo não for destes que vem pronto, fazê-lo também é bem simples. Um recibo tem um modelo meio que padrão do que deve ser escrito nele e vamos colocá-lo de maneira extensa aqui abaixo para que você compreenda melhor como um recibo deve ser feito.

Eu, Hélio Santoro da Piraporinha, casado, gerente de vendas, inscrito no CPF sob o nº888.777.666 – 44 e no RG nº 22.444.555 – 8, recebi de Luis das Candongas, viúvo, engenheiro, inscrito no CPF sob o nº111.222.333 – 44 e no RG nº 99.888.777 – 2, à importância de R$547,58(quinhentos e quarenta e sete reais e cinquenta e oito centavos), referente ao pagamento de uma dívida, sendo ela totalmente à vista.

Rondônia, 24 de Janeiro de 2012.
(Assinatura)
Nome do recebedor.

Pronto. O seu recibo estará feito. Pode se perceber que alguns dados do recebedor como, nome completo, estado civil, profissão, número de CPF, número do RG não podem faltar, assim como os dados da pessoa que está efetuando o pagamento. Na hora de colocar o valor, lembre-se de colocar em números e o valor por extenso e informe como foi efetuado aquele pagamento, se foi à vista ou não, se foi a primeira, segunda ou vigésima parcela, por exemplo.

E lembre-se sempre de assinar para comprovar que o pagamento foi realmente efetuado.