Como Fazer um Recibo

Como Fazer um ReciboHoje em dia a maior parte das coisas, ou quase tudo. Os pagamentos são por cheque, cartão de crédito, cartão de débito, vale refeição e até mesmo em algumas cidades existe um cartão para transporte coletivo. Ou seja, nada mais de pegar em dinheiro.

Como só existem operações assim, fica difícil saber se a pessoa pagou o que deve ou não. Até existe a nota fiscal, porém, por ela ser impressa, nada impede que outra pessoa tenha me cedido o valor.

É tudo questão de segurança e garantia do bom pagamento.

1. É possível encontrar recibos já prontos em qualquer papelaria de bairro. Lá você vai encontrar o tipo de recibo mais comum que existe, pois neste só é necessário preencher os dados básicos, como nome, idade e quantia paga, além da assinatura do pagador.

Se preferir, você pode fazer um recibo de próprio punho caso não tenha uma papelaria por perto ou mesmo um computador com impressora para imprimir o recibo que escrev eu no computador,

Veja como pode ficar o seu recibo de pagamento.

RECIBO

Eu, (nome), (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), recebi de (nome), (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), a importância de R$ XXXX,XX (valor por extenso), referente ao pagamento de (especificar a que se refere este pagamento, inclusive mencionando o número da parcela, se for o caso).

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)

(nome do recebedor)

É realmente muito simples. O que vai autenticar o recibo são as assinaturas do pagador e do recebedor. Assim, não restará dúvidas de que houve o pagamento correto e com conhecimento dos dois.

Como pudemos ver no exemplo acima, fazer um recibo é algo muito simples, e caso você queira que seu recibo tenha mais valor em caso de problemas futuros, é interessante realizar a autenticação da assinatura de quem assinou, para fazer esta parte, basta perguntar onde a pessoa que você esta pagando tem firma reconhecida em cartório e solicitar o reconhecimento da assinatura.