Como Fazer um Projeto

Em várias épocas de nossas vidas nos deparamos com planos que devemos executar. Seja para sucesso profissional ou pessoal, um plano só vira realidade quando o transformamos em projetos. Nessa fase inicial, de planejamento, devemos avaliar as chances de sucesso e fracasso. Para isso, aqui temos algumas dicas básicas.

1. Por que. Essa é uma pergunta que deve ser feita antes de começar. Caso não haja uma resposta clara e específica, esqueça o plano por algum tempo até as ideias amadurecerem.

2. Para quem. Quem será o maior beneficiado do seu projeto? Você ou várias pessoas? Essas pessoas precisam dele? Como será aceito? Esta é uma importante pergunta para avaliar as chances que seu projeto tem de decolar. Caso o único beneficiado seja você, coloque em uma balança o tempo e dinheiro investidos contra os prazeres das realizações. Se valer a pena, prossiga.

3. Tempo gasto. Você tem tempo para realizá-lo? Vale lembrar que por mais que o projeto seja o sonho de sua vida, com certeza ele demandará algum tempo e você não deve esquecer que precisa fazer outras coisas além dele, como cuidar da sua família ou comer. As energias gastas ficarão perdidas pra sempre caso o projeto fracasse, então valorize as pessoas que estão ao seu lado e passe um tempo com elas. Não corra o risco de perder ninguém.

4. Quem financiará. Tão importante quanto os tópicos interiores, “quem financiará” é uma pergunta que obrigatoriamente precisa de resposta. Leia sobre o assunto e procure investidores. Em último caso, recorra a empréstimos.

5. Metas. As metas devem estar claras. Ninguém deve começar algo sem saber onde quer chegar.

6. Boa Sorte! A sorte será sua aliada se o seu plano for feito com amor. Ter prazer em realizar tarefas garante melhores resultados do que fazê-las com esforço, porém sem gostar. Tenha confiança em você e será recompensado!