Como Fazer um Projeto Escolar

Os projetos escolares são utilizados para desenvolver em sala de aula trabalhos que façam com que as crianças tenham novas descobertas.

Antes de montar o projeto, o professor deve levar em consideração qual tema é relevante para dar início a ele e quais conhecimentos serão acrescidos às crianças.

Para tanto o projeto deve ser bem estruturado e basear-se na relação professor/aluno, para que um projeto tenha êxito ambas as partes devem ser levadas em consideração e estar em permanente diálogo.

Devem ser definidos:

Objeto do conhecimento: Quais disciplinas demandam do tema escolhido – Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, etc.

Conteúdo específico: O tema propriamente do trabalho.

Objetivos:Qual conhecimento será adquirido, quais as questões práticas, isto é, qual a aplicação no dia a dia do aluno do conhecimento apreendido no decorrer do desenvolvimento do projeto.

Justificativa: O que as crianças conhecerão de novo.

Origem e intenção do projeto: De onde surgiu a ideia de trabalhar com o tema escolhido, quais são as intenções de trabalhar este tema especificamente.

Relação do tema com o grupo: Deve-se levar em consideração a idade dos dos alunos, o nível e bagagem de conhecimento dos grupos, as questões cotidianas dos alunos em determinada faixa etária e cognitiva.

Desenvolvimento: Como será feito o projeto, quais as atividades que serão desenvolvidas.

Recursos: Materiais utilizados para a realização do projeto.

Avaliação: A avaliação deve ser feita no decorrer e ao finalizar o projeto e deve, não apenas, conter a avaliação do professor mas também a dos alunos.

O que eles acharam, se aprenderam algo com o projeto e se as metas estabelecidas foram alcançadas.