como fazer um presépio de Natal

como fazer um presépio de NatalQuando falamos em presépio lembramos logo do nascimento de Cristo, isso para nós os cristão. Na verdade, presépio é uma palavra, para a língua portuguesa que quer dizer local onde se recolhe o gado. Na época do nascimento de Cristo, havia um recenseamento na Galileia, por isso sua mãe Maria, junto de seu marido José, tiveram que viajar para fazer tal recenseamento, quando lá chegaram não encontraram vaga em nenhuma hospedaria. Encontraram somente este lugar destinado a guardar animais, e ali Nasceu Jesus.

A primeira versão de presépio foi feita por São Francisco de Assis em 1223. Ele quis mostrar como ocorrera o nascimento de Cristo para os camponeses de sua cidade que não entendiam como havia se dado. O presépio era somente montado em igrejas, Catedrais e Mosteiros. No século dezoito o presépio começou a ser montado nas casas como conhecemos nos dias de hoje: com o seu jeitinho de representar o nascimento de Cristo usando vários tipos de materiais, desde miniaturas até aos que representam em tamanho real.

Aqui estão alguns passos para você fazer o seu presépio sem gastar muito, e caso você queira, pode até presentear os amigos e familiares.

Materiais necessários:

  • Uma caixinha de madeira em MDF na medida de 20X15
  • Com profundidade de 7 a 8 cm, caso prefira pode ser uma caixinha de papel bem firme.
  • Feltro para fazer os bonequinhos nas cores, branco, marrom.
  • Manta acrílica ou algodão para enchimento.
  • Retalhos de tecidos que voce pode comprar em bancas de lojas de tecidos nas cores: branco, azul, vermelho e amarelo.
  • Linha e agulha para costurar.
  • Tinta para tecido preta e um pincel fino ou palito de fazer unhas.
  • Lapis de escrever, para riscar.
  • Pistola de cola quente.
  • Palha artificial.
  • Vamos iniciar fazendo os bonequinhos que representam Maria, José e os três reis magos.

1.Para fazer Maria, pegue dois quadrados de 8X8 cm de feltro branco e risque da base até em cima formando um cone. Corte-os e una as duas partes com uma costura deixando  a parte de cima aberta pra colocar o enchimento e então feche.

2.Para fazer a cabeça pegue dois quadrados de feltro branco de 5×5 cm, risque um circulo nos dois, faça uma costura para formar o circulo e só depois corte o feltro deixando espaço para colocar um pouquinho de enchimento e feche. Siga esse padrão para os demais personagens, sendo que para fazer um dos três reis magos você pode usar o feltro marrom.

3.Pegue a tinta para tecido e faça os olhos, as bocas e as sombras-celhas utilizando o cabo do pincel. Em seguida, pegue os retalhos de tecidos e corte tirinhas para enrolar os bonequinhos. Onde precisar fixar use a cola quente.

4.Para fazer o bonequinho que representa o menino Jesus corte dois pedaços de feltro branco, semelhantes à cabeça dos demais personagens, porém, um pouco menor e encha com um pouco de enchimento. Faça o rosto desenhando os olhos, a boca e as sombras-celhas com tinta para tecido preta utilizando o cabo do pincel.

5.Pegue um pedaço de retalho de tecido azul e enrole, de forma a parecer um corpo de bebê enrolado numa manta. Pegue um pedaço de feltro marrom e corte de forma que você possa colocar esse bonequinho e cole com cola quente.

6.Espalhe a palha artificial na caixa.

7.Agora pegue os bonecos prontos e coloque-os dentro da caixa, sendo que o boneco com a cama fique no centro, Maria de um lado, José do outro e os magos mais afastados.

8.Pegue um pedaço do tecido amarelo, desenhe no formato de uma estrela e cole com cola quente acima da caixa, e está pronto seu pequeno presépio caseiro.

Dica:

Você pode colocar uma vaca, uma ovelha, um burro e alguns animais que geralmente são criados em pastos e currais. Geralmente, encontra-se  miniaturas desses animais em lojas de R$1,99.