Como Fazer um Plano de Curso

Como Fazer um Plano de CursoO plano de curso é referente a todo o planejamento que você fará durante todo ano, referente aos conteúdos escolares que serão ministrados.Ele geralmente é organizado por bimestre,contendo justificativa, objetivos etc.Saiba como fazer um plano de curso.

1. Selecione o livro didático.

Selecione primeiro o livro didático, que você irá utilizar para dar aula. Esse material será a referência para você na hora que tiver que planejar todo o conteúdo escolar. Além disso é necessário conter em seu plano de curso o ano de escolaridade ao qual está sendo direcionado.

2. Coloque o número de aulas e carga horária.

Por lei, toda escola tem que ter no mínimo 200 dias letivos, então você irá separar entre esse dias letivos quantas aulas será dado da sua disciplina. Precisa estar bem explicado para que depois você consiga dividir bem o conteúdo didático.

3. Ponha a justificativa.

Descreva a justificativa do seu plano de curso, dizendo porque ele é importante de ser dado em sala de aula e para os seus alunos, não esqueça de colocar todos os detalhes.

4. Descreva os objetivos gerais e os específicos.

Descreva os objetivos gerais e os específicos. Os gerais requer de forma mais global o que você pretende alcançar com seus alunos referente a disciplina e os específicos, e sobre cada conteúdo mais diretamente.

5. Descreva a metodologia.

A metodologia se refere aos métodos que serão utilizados para o desenvolvimento do conteúdo.Você deve colocar como irá trabalhar cada conteúdo e de que forma, se é só com o livro didático, se terá outros recursos e etc.

6. Faça um quadro.

Para facilitar mais a sua vida, faça um quadro com cada aula, e ao lado o que será dado naquele dia de aula, depois a metodologia utilizada, os objetivos, recursos e a forma que será avaliada.

7. Tenha também os dias de projeto e passeios.

Projetos e passeios, também podem ser considerados como aula, se for haver algum, é necessário que esteja bem colocado no plano de curso.

Agora é só conhecer a sua turma, separar o conteúdo da sua disciplina e fazer o seu plano de curso.