Como Fazer Um Ofício

Como Fazer Um OfícioHoje em dia por causa da modernidade e tecnologia, estamos perdendo o costume de sermos formais, de escrevermos e tratarmos as pessoas de forma formal, até os chefes de grandes empresas e corporações estão perdendo esse hábito. Mas existem casos em que devemos utilizar desse ato e não nos acostumarmos com a rapidez tecnológica que tanto modificou o nosso jeito e ser.

É o caso de se fazer um ofício, ofício é uma carta oficial que vai ser destinada a algum tipo de autoridade normalmente utilizada para solicitar ou reivindicar alguma coisa. Imagine então você estar se dirigindo a alguma autoridade publicar e usar a mesma linguagem que você usa com seus amigos, não se deve fazer isso nunca, você não será levado a sério e pior, faltará com respeito com a autoridade em questão. Se você necessita fazer uma carta de ofício siga as nossas dicas que iremos ensinar.

1. Diferença de ofício e carta. Parece que não, mas existe uma diferença entre ofício e carta e é muito importante que você saiba, assim não vai se enganar quando solicitarem algum dos dois tipos. A diferença é fácil de ver, no ofício o nome e o endereço do destinatário ficam no final do documento depois do endereço do remetente. Eles devem ser alinhados à margem esquerda do papel. Pronto, essa é a diferença, o que falamos agora foi como se é uma estrutura de um ofício.

2. Como escrever. Tome muito cuidado quando for escrever um ofício, ele não se escreve de qualquer jeito, como você está escrevendo para alguma autoridade pública é preciso que se escreva de um modo formal, o mais formal possível, usando um jeito culto de escrever. No ofício tem que haver argumentos coerentes e consistentes já que você está reivindicando algo, de forma que você justifique o seu pedido.

Sempre fique atento com o seu vocabulário, evite fazer repetições no seu texto e não se esqueça principalmente da correção gramatical, nunca escreva palavras erradas, isso fará com que seu ofício perca totalmente a legitimidade.