Como Fazer Um Macarrão Simples

Como Fazer Um Macarrão SimplesSe você não é muito bom cozinhando, mora sozinho e não tem muito tempo, nem disposição, para fazer pratos muito trabalhosos, o macarrão é sempre um aboa opção. Mas, até para fazer macarrão simples é preciso ter uma noção de cozinha, por isso esse artigo traz uma receita básica de como preparar um macarrão.

Você vai precisar de:

  • 1 panela grande de no mínimo 5 litros
  • 1 colher de pau
  • 1 escorredor de macarrão
  • 1 talher para macarrão. Se não tiver o talher use dois garfos para misturar o macarrão com o molho.

Dicas:

1. Calcule 70 a 100 g de macarrão por pessoa. Calcule 1 litro de água, para cada pessoa. Use no mínimo 3 litros de água. Tem que usar muita água, para o cozinhar o macarrão, para que o cozimento seja perfeito.

2. Compre um macarrão de boa marca. Comece com espaguete ou furadinho grosso. São as massas, mais fáceis de cozinhar.

3. O macarrão é uma comida muito rendosa. 1 pacote de macarrão, é muito macarrão, e dá para 5 pessoas, sendo o prato principal.

Modo de preparo:

1. Ferva a água, com uma colher de sobremesa rasa de sal e uma colher de café de pasta de alho (ou uma colher de sobremesa de tempero pronto de alho e sal) e um fio de óleo (1 colher de sopa de óleo). O óleo ajuda o macarrão a ficar soltinho.

2. Quando a água estiver fervendo, coloque o macarrão aos poucos, para não parar a fervura.

3. Quando acabar de colocar o macarrão na panela, comece a contar o tempo de cozimento, indicado pelo fabricante na embalagem, geralmente esse tempo é de 8 a 12 minutos. Mexa de vez em quando, para evitar que os fios de macarrão grudem.

4. Terminado o cozimento, apague o fogo, separe 2 conchas da água do cozimento do macarrão e reserve.  Para 2 porções de macarrão reserve 1 concha da água do cozimento, para o pacote inteiro (500g), reserve 2 conchas .

5. Coloque um copo de água fria na panela, mexa com a colher de pau e coe o macarrão, imediatamente, no coador de macarrão. Se o macarrão ficar na água quente, vai continuar cozinhando, e vai empapar. A água fria é usada para parar o cozimento. Nunca lave o macarrão, se lavar o macarrão esfria e perde o sabor.

Dica para o molho: 

  • Em qualquer supermercado, você encontrará muitos molhos prontos, para macarrão. Escolha o sabor de sua preferência, de uma boa marca. Não use extrato de tomate, polpa de tomate, massa de tomate, purê de tomate, ou outras preparações, que não sejam molhos.
  • Enquanto cozinha o macarrão, coloque 1/2 embalagem, cerca de 100 ml, do molho em uma panela pequena, com uma colher de sopa de manteiga, e aqueça em fogo brando.
  • Quando o macarrão ficar pronto, misture 1 concha da água do cozimento do macarrão reservada, no molho, deixe ferver e apague o fogo. A manteiga e a água do cozimento do macarrão farão que o molho seja absolvido pela massa, e fique grudadinho na massa.
  • Essa quantidade é para 2 porções de macarrão (200g), se for o pacote inteiro (500 g), use todo o molho da embalagem, coloque 2 conchas da água do cozimento e mais duas colheres de sopa de manteiga.