Como Fazer um Livro


Como Fazer um Livro
Você quer saber como fazer um livro?
Quando uma pessoa se pergunta isso ou questiona um escritor profissional, na maioria das vezes ela quer saber se é possível uma pessoa normal escrever e publicar um livro. E sim, é possível. Agora se ele será bom ou não depende de você.

1. Escrever um livro pode levar de 2 à 3 anos, tenha paciência. Se você está começando agora, não se preocupe em seguir o estilo dos livros do momento, pois quando o seu livro for publicado provavelmente eles não serão mais os Best Sellers.

2. Não existe mágica para fazer um livro. Você precisa escrever muito e trabalhar duro para produzir algo de qualidade. A diferença entre um livro melhor e outro pior é sempre o esforço maior de um autor para o outro, não só no processo de escrever o livro, mas também em quanto ele estudou, praticou e o que ele sabe sobre o tema.

3. Tenha um manuscrito pronto antes de levá-lo ao mercado. Com a velocidade do mercado literário hoje em dia, poucos editores ou agentes estão dispostos a apostar em um novo autor com apenas parte do livro.

4.Leia o seu livro e faça algumas perguntas:

  • Você seguiu a trama e os personagens principais? Nunca deixe que tramas secundárias ofusquem o tema principal do livro
  • Você desenvolveu bem os personagens? Certifique-se que suas ações, reações e interações sejam coerentes à construção deles na trama. Não deixe que eles saiam desse padrão a menos que haja uma razão.
  • O seu protagonista mudou durante a história? Um personagem principal que não muda durante os acontecimentos do livro se torna estático e inverossímil para o leitor.
  • A trama tem lógica? Até histórias fantasiosas precisam manter uma lógica para fazerem sentido.
  • A trama possui relações de causa e efeito? Tudo precisa ser bem explicado e ter uma razão para acontecer, não pode ser pura coincidência.
  • O foco narrativo permaneceu constante? Cheque atentamente para certificar-se de que não houve nenhum erro na narração, como por exemplo, começar com narrador personagem e acabar narrando em terceira pessoa.
  • Os diálogos estão coerentes? Cheque todos os diálogos do livro para ter certeza que o que foi dito condiz com quem disse.
  • E último e mais importante: Você tem certeza que você escreveu o seu livro o melhor que você pôde?