Como Fazer um Jornal

Como Fazer um JornalO jornal foi criado na Roma Antiga, onde boletins informativos do governo eram esculpidos em pedra e expostos em praças públicas. Ele ganhou sua forma impressa no século XVII com a invenção da prensa móvel e virou um meio de comunicação em massa. Mesmo com a maioria dos jornais contando com versões online, a versão de papel continua a existir e ainda atinge uma grande parte da população. Quer saber como fazer um jornal? Daremos algumas dicas aqui para te ajudar.

1. Os assuntos abordados no jornal devem ser relevantes a sua área de circulação. Não adianta você colocar notícias que não vão interessar o seu público alvo no jornal. Por exemplo: Um jornal produzido em São Paulo não deve publicar notícias sobre clubes mineiros.

2. Seja realista quanto a capacidade de alcance do jornal. Não adianta você se propor a criar um jornal para uma cidade inteira se você não tem capital para uma grande produção de exemplares ou para distribuí-los em toda cidade. Comece pequeno, somente com um bairro ou com uma região.

3. Tenha criatividade na elaboração de pautas. Não fique no óbvio, repetindo notícias que saem nos grandes veículos de comunicação. Busque notícias que não são importantes para sair em grandes jornais como O Globo e a Folha de São Paulo, mas tem relevância para o seu público alvo.

4. Busque anunciantes. A principal fonte de renda de qualquer jornal ou revista não é a venda de exemplares, são as propagandas. Busque comerciantes da região que estejam interessados em anunciar, nem que seja por um preço que ajude pelo menos com os custos de impressão. Com o tempo e aumento da circulação, você pode cobrar mais.

5. Seja caprichoso com a diagramação. Não é por se tratar de um jornal pequeno ou amador que não precisa haver uma preocupação com o visual. Por melhor que os textos sejam, o visual que chama mais atenção. Utilize fotos sempre que possível e agrupe as notícias das mesmas editorias.