Como Fazer um Jornal Escolar

Como Fazer um Jornal EscolarUm jornal de escola é o melhor passatempo que os alunos podem ter. é claro que vão precisar do auxilio e da ajuda de todos os funcionários da escola, mas quando todos se reúnem para criar um jornal e começar a redigir as matérias e textos é muito compensador, pois são coisas que eles vivem diariamente. E toda escolha deveria incentivar que os seus alunos fizessem um jornal escolar, pois ajuda muito o desempenho na escrita e na criatividade que eles terão para montar o jornal. Vamos dar algumas dicas para você fazer o jornal escolar.

1. Chame todas as pessoas que estiverem interessadas nesse projeto. Faça uma equipe com as pessoas que se mostrarem mais interessadas em fazer este projeto junto com você. Separe uma tarefa para cada uma e pergunte sobre o que elas têm mais facilidade em escrever e pesquisar, pois isso influenciará muito no resultado final do jornal. Por exemplo, se alguém tiver mais facilidade em falar sobre esportes, fale para esta pessoa ir cobrir as aulas de educação física e os campeonatos que a escola poderá fazer.

2. Comunique a escola que vocês estão tendo esta ideia. Depois de reunir todas as pessoas que vão fazer o jornal, comunique a diretoria da escola que vocês pretendem fazer este jornal da escola. Peça o apoio deles para os gastos maiores, como impressão e outros serviços. Como será uma atividade muito interessante é praticamente certo que eles vão topar ajudá-los.

3. Comece fazendo matérias sobre os pontos mais interessantes da escola. Busque as novidades que estão acontecendo naquele momento na escola. Observe se eles estão reformando a escola e faça matérias sobre isso. Se quiser reivindicar alguma coisa, faça pelo jornal e de maneira elaborada. Não vá escrever qualquer porcaria, pois a diretoria da escola poderá proibir a sua circulação no mesmo instante. Crie matérias que todos os alunos se interessem.

4. Faça entrevistas com as pessoas mais famosas da escola. Esse é outro ponto que não pode faltar no seu jornal escolar. Realize várias entrevistas com as pessoas mais famosas e populares da escola. Pode ser aluno, inspetor, professor, diretor, mas tenha consciência que a entrevista dessa pessoa dará certo e lhe trará muita repercussão.

5. Deixe alguém encarregado para tirar fotos. Isso também será muito importante em um jornal escolar. Por algum motivo, os alunos gostam de aparecer nas coisas que a escola promove, pois acharem que desse jeito eles se tornaram mais populares ou algo assim. Por isso, deixe alguém encarregado de tirar muitas fotos em vários momentos, como intervalo, aulas extraclasses, passeios e etc.

Tome a iniciativa e vá fazer o jornal da sua escola. Você vai ver como será divertido fazê-lo e além de tudo trará boas lembranças para o futuro.