Como Fazer um Jogo

Como Fazer um JogoNão existe divertimento que consiga entreter desde crianças até velhinhos com mais facilidade que um video-game. Com ou sem habilidade, sempre há um jogo capaz de te fazer perder algumas horas em frente a uma televisão. É claro que esse divertimento não se limita aos consoles e TVs. Hoje em dia, a maioria dos jogos que são lançados, rodam tanto nos video-games quanto nos nossos queridos computadores, além dos games portáteis.

Quem é viciado em jogos certamente já pensou em uma trama diferente de tudo que já jogou. Criar o próprio jogo é um sonho dos aficionados e que, se você tiver jeito para lidar com certos softwares, é totalmente realizável. Porém, é preciso seguir alguns passos básicos para fazer um jogo.

Primeiramente, desenvolva uma trama. Um jogo é como um filme interativo, então, como num filme, deve seguir uma história. Essa é, talvez, a parte principal no momento da criação do jogo. Então, abra seu editor de textos e escreva como se estivesse fazendo uma redação. Coloque o máximo de detalhes possíveis. Busque fugir dos clichês de mocinhas em perigo, dragões, castelos… Inovação é a chave para ter um jogo interessante não só para você.

Encontre a plataforma mais adaptada ao que você pretende. Existem diferentes softwares de criação de jogos disponíveis para download na internet. Você deverá pensar no formato que pretende utilizar em seu jogo para que possa escolher a mais adequada para sua criação. Se você pretende criar jogos em 3D pode usar o Unity, para criar um jogo de RPG, há o RPG Maker,  e assim por diante.

Não pense que lidar com esses softwares será simples, você terá que se dedicar, estudar, dedicar várias horas até que consiga chegar ao resultado que deseja. Provavelmente seu primeiro jogo não será exatamente como você sonhou, mas o resultado certamente te fará bastante feliz.