Como Fazer Um Inventário

Como Fazer Um InventárioO falecimento de alguém próximo é sempre muito doloroso . Quando você perde algum familiar ou amigo muitas vezes é difícil recomeçar. Mas a morte de alguém traz diversas questões a tona , como por exemplo , a partilha de bens. E o inventário é um procedimento essencial em horas como essas. Ele também é de grande importância para as empresas, pois compreende o valor total de bens dessa empresa possibilitando  o controle destes .

1. Inventário para pessoa físicas. Nesse caso o inventário é o procedimento em que os bens e direitos de uma pessoa falecida é transferido  aos seus herdeiros. Esse procedimento só poderá acontecer após a falecimento da pessoa em questão , e no caso dela não ter deixado um testamento em vida.  Para dar entrada no inventário é necessário que os herdeiros sejam maiores e capazes e que eles concordem quanto a divisão de bens  . A entrada do inventário deve ocorrer num prazo máximo de até 30 dias depois do falecimento e deve ser requerido pela pessoa que estiver administrando e em posse dos bens do falecido . É necessário que a documentação do falecido e dos herdeiros esteja em dia ,como o documento de identidade e o  CPF . É de extrema importância também a contratação de um advogado , ele saberá te orientar corretamente a respeito de todo o processo , e complicações que possam vir a ocorrer – como por exemplo, no caso de dividas do falecido . Ele também preparará a minuta para ser apresentada em cartório.

2. Inventário para pessoas jurídicas .  No caso das empresas o primeiro passo para fazer um inventário será a devida organização de seus estoques e outros bens para uma primeira avaliação.  O sistema de inventário numa empresa pode ser simples ou mais complexo , dependerá de você, e dos padrões da empresa para determinar esse grau de complexidade. Registre todos os seus bens e mantenha regularmente esse controle . Autentique esses registros para um bom controle sobre os bens as sua empresa. Ter um advogado para dar inicio aos procedimentos burocráticos em torno do registro e controle desses bens também é essencial para fazer o seu inventário.

Essas foram dicas simples de como fazer inventário , e deixar a situação jurídica da sua família e / ou empresa em perfeita ordem .