Como Fazer um Índice

Como Fazer um ÍndiceIndispensável em trabalhos escolares ou acadêmicos, o índice, também conhecido como sumário, é algo que pode gerar muito transtorno ao ser feito. Isso acontece devido as dúvidas que surgem sobre sua organização. Mas como o computador está sempre facilitando nossas vidas, a seguir estão a instruções para você montar um índice perfeito, totalmente de acordo com as normas a partir do Word.

O Word tem que permite criar um índice automático. Então, depois que seu trabalho estiver pronto e você já organizou o conteúdo e ordem das páginas, você pode utilizar esse sitema para montar seu índice, sem estresse. Veja:

1. Ao redigir o documento, os títulos e subtítulos de capítulos devem estar em uma formatação de título. Para isso, basta selecionar o título de um capítulo e clicar na barra de estilos e formatação, localizada na parte superior da tela.

2. Para ficar padronizado, a melhor opção é selecionar “Normal”.

3. Para formatar adequadamente os títulos de capítulo, você deve clicar nessa barra e selecionar o estilo de título pertinente à situação, por exemplo, Título 1 para título de capítulo, Título 2 para subtítulo e assim por diante.

Se todos os títulos e subtítulos estiverem corretamente formatados, o trabalho está pronto para receber um índice ou sumário automático.

4. Clique com o cursor na página que deverá receber o sumário. Em seguida, Na barra superior, clique em “Ferramentas” > “Macro” > “Macros”.

5. Na janela que se abrirá depois de “Macros”, clique em “Comandos do Word”. Procure por “Inserir Índice Analítico” e selecione.

6. Clique em “Executar”. Pronto! Seu índice irá aparecer na tela.

Observação: caso você escreva mais coisas no trabalho, ele não se atualizará sozinho. Mas isso você resolve facilmente: basta clicar com o botão direito do mouse sobre o índice e clicar em “Atualizar campo” > “Atualizar o índice inteiro” > “OK”.