Como Fazer um Gráfico no Excel

Como Fazer um Gráfico no ExcelO Excel é de longe o melhor programa para se utilizar tanto no meio profissional quanto na vida pessoal. Criado para o sistema operacional Windows em 1987, vem desbancando desde então os demais programas de planilhas eletrônicas digitais como o lótus 1-2-3, pois além de ter uma plataforma com bem mais recursos, lança versões atualizadas regularmente, de dois em dois anos, em média. Ele nos proporciona elaborar planilhas para diversos fins, desde controle financeiro pessoal até o controle de um estoque empresarial, por exemplo. Outra função muito útil é elaborar gráficos, e abaixo será apresentada a maneira de elabora-los na atual versão, a 2010.

1. Abrindo o Excel. Para começar, abra um novo documento no programa Microsoft Office Excel.

2. Dados. Inicialmente, insira todos os dados numéricos em uma planilha para plotar ao gráfico, cada gráfico define a melhor forma de plotar.

3. Renomeando. O Excel automaticamente dá um nome ao gráfico, como “gráfico 1″, caso seja necessário, renomeie clicando sobre o gráfico para ativar a guia layout e realizar a troca do nome.

4. Mudança. Desde a versão 2007, o programa não fornece mais o assistente de gráficos como nas versões anteriores, portanto inicialmente deve ser criado um gráfico básico utilizando a barra de ferramentas, clique em inserir>gráfico. Escolha o modelo mais adequado e clique sobre a imagem.

5. Mobilidade. É possível mover ou alterar as colunas de um gráfico, redimensionando-as, alterando suas formas e movendo de um local a outro. É possível alterar linhas, eixos e barras.

6. Informações. Para que suas informações contidas no gráfico sejam interpretadas corretamente, você pode inserir rótulos, legendas ou tabela de dados com informações complementares.

7. Visibilidade. Para alterar o layout do gráfico você pode selecionar modelos pré-prontos disponibilizados pelo Excel ou fazer alterações manualmente, clicando sobre o gráfico para ativar a guia layout. Para aumentar ou diminuir basta clicar no gráfico arrastar as alças conforme o tamanho desejado.