Como Fazer Um Forno Solar

Como Fazer Um Forno SolarFornos solares, ou fogões solares, são utilizados em todo o mundo para cozinhar o alimento quando o combustível e eletricidade não são confiáveis ou estão em falta. Você pode não precisar de um forno solar para preparar sua comida, mas a construção de um forno solar é um projeto de grande ciência e uma maneira divertida de fazer algo incomum com os amigos ou a família. Existem muitas variedades de fornos solares, mas um forno de caixa de pizza requer apenas materiais baratos e prontamente disponíveis. Vamos aprender a fazer.

1. Junte o que você vai precisar.

  • Pizza ou caixa de papelão semelhante
  • Cortador de caixa
  • Folha de alumínio
  • Plástico filme ou saco de forno
  • Spray preto ou tinta têmpera
  • Pedaço de pau.

2. Cortar uma aba para fora do topo da caixa de cartão. Corte os três lados de um quadrado, deixando cerca de uma polegada de cartão em torno de cada lado. Com o fechamento da tampa, dobre a aba para o exterior, de modo que ela se levante, formando um refletor.

3. Sele o interior do buraco que você cortou com filme plástico ou um saco de plástico forno. Use uma dupla camada de plástico (ou um saco com a extremidade fechada com fita adesiva) e da fita para o interior da tampa.

4. Forre a linha do interior da tampa e o interior da caixa de papelão com folha de alumínio. Pinte a folha na parte inferior da caixa de cor preta.

5. Coloque seu forno solar em um local ensolarado e sustente a “tampa refletor” com um pedaço de pau, ajustando a aba para ela refletir a luz solar tanto quanto possível para o interior do forno.

6. Coloque o alimento a ser cozinhado dentro da caixa e fechar a tampa. Feche com fita, mas não ajuste muito apertado. Espere cozinhar o alimento duas vezes mais tempo que você faria em um forno tradicional. Ele deve chegar a cerca de 200 graus centígrados em um dia ensolarado.