Como Fazer um Forno de Pizza

Como Fazer um Forno de PizzaQuem não gosta de uma pizza bem quentinha? Sem dúvida essa é uma das comidas mais apreciadas no mundo inteiro, se não a mais apreciada. Existem pizzas de diversos sabores, mas nenhuma é tão famosa como a de mussarela, aquele queijo derretido que dá água na boca de qualquer pessoa. A história da pizza é muito interessante, mesmo sendo considerado um alimento italiano sua origem não fica neste país, historiadores dizem que ela foi criada pelos egípcios, onde eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros historiadores já afirmam que ela foi criada na Grécia, alegando que os gregos já faziam massas a base de farinha de trigo, arroz ou grão de bico.

Este alimento foi um sucesso e foi parar na Etrúria na Itália, assim a pizza acabou se tornando uma comida tipicamente italiana. Aqui no Brasil a pizza é muito apreciada, até demais, principalmente na cidade de São Paulo, que conta com uma colônia italiana muito forte, assim foi mais fácil de ingressar o alimento na cidade. Existem algumas curiosidades que demonstram que a cidade de São Paulo é uma grande consumidora de pizza. A cidade de São Paulo é a segunda cidade no mundo que mais consome pizza, ficando atrás apenas da cidade de Nova Iorque nos Estados Unidos.

Outra curiosidade é ainda mais interessante, só na cidade de São Paulo são consumidas em média um milhão de pizzas por dia, mais do que a Itália inteira. Existem pessoas que gostam de pedir pizza sempre, mas não há nada melhor do que fazer uma pizza em um forno à lenha, um forno feito especialmente para fazer pizza. Separamos este artigo para lhe ensinar a como fazer um forno de pizza. Imagina como sua casa ficará valorizada com um forno de pizza e o melhor, você mesmo fazendo sua própria pizza, não há nada melhor que uma boa pizza caseira.

1. Base. Antes de começar a fazer o próprio forno em si é muito importante que você faça uma base para ele, nunca comece a fazer o forno pelo chão. Prepare toda a superfície da base, se o terreno for irregular, acerte-o. Para fazer a base, basta passar cimento em todo o local e colocar um piso de cerâmica, por exemplo, assim ficará plano e bem limpo.    

2. Subir o forno. Agora vem a parte importante, a hora em que você vai subir o forno. Com tijolo, do tipo que preferir, você começa a subir como se fosse um cubo mesmo, sem erro e assim comece a ligar um tijolo no outro com cimento.

3. Superfície para esquentar a pizza. Quando você estiver subindo ao forno, vai chegar no local onde as pizzas serão colocadas para a esquentar, nunca use tijolo para esta parte. Exite uma pedra especial para altas temperaturas.

4. Cúpula. Agora vem o momento da cúpula do forno, esta é a parte mais difícil de todo o processo, principalmente se você for fazê-la de tijolo, assim será um gigantesco quebra cabeça.

5. Revestimento em cima da cúpula. Depois que você fez a cúpula, continue o forno do mesmo jeito que você tinha começado, como uma casinha mesmo, no final do forno ele terá a aparência de um cubo gigante feito de tijolos.

6. Chaminé. Agora a última e não menos importante parte do processo é a colocação de uma chaminé para que a fumaça saia. Você pode muito bem instalar um duto de ferro ou até mesmo fazer a sua chaminé de tijolos que também é bastante comum.