Como Fazer um Fogão a Lenha

Como Fazer um Fogão a LenhaNada como uma deliciosa e saborosa comidinha caseira e o melhor: bem quentinha e feita na hora. Pra quem realmente gosta de cozinhar ou até quem não sabe cozinhar, mas sabe apreciar esse tipo de comida, sabem muito bem como apreciá-la. Por isso para ter certo tipo de gosto, a comida tem que ser feita de um modo totalmente especial e não do modo comum, pelos fogões modernos e cheios de tecnologia. Neste artigo nós ensinaremos a como fazer um fogão à lenha. O fogão a lenha é o responsável junto com as panelas de ferro ou de barro, para deixar as comidas com sabores mais originais do que nos fogões de hoje em dia. Mas não pense você que este tipo de fogão já foi aposentado e ninguém mais o usa hoje em dia, muito pelo contrário, um grande número de pessoas utiliza este tipo de fogão para fazer uma comidinha mais do que especial.

Vemos esses fogões principalmente em sítios, fazendas e principalmente em restaurantes típicos, como de comida mineira, por exemplo. Então que tal você aprender a fazer um fogão à lenha pra poder ganhar um dinheirinho extra? Muito bom, além de fazer comidas deliciosas ainda vai poder ganhar um dinheiro a mais no fim do mês, não tem coisa melhor. Pra melhorar ainda mais, não ensinaremos a fazer um fogão à lenha comum, ensinaremos a fazer um fogão à lenha ecológico, totalmente sustentável. Agora você vai poder fazer suas deliciosas comidas e sem prejudicar o meio ambiente. Então se você quer fazer um fogão à lenha, siga as nossas dicas a seguir. É bem complexo, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Vamos lá, mãos à obra.

1. Itens necessários.

- 500 Tijolos

- 1 saco de cimento – 50k

- 118 litros de cal em pó

- 200 litros de areia média

- 85 litros de brita zero

-  litros de terra argilosa

- 1 forno de chapa nas medidas 50x35x35cm

- 10 kg de ferro 3/16 para concreto

- 1 chapa de ferro fundido 3 furos, reduções e tampas

- 6,16kg de chapa de ferro 16 dobrada

- 1,50 kg de ferro cantoneira 1 ¼ – 1m

- 450g de cano galvanizado 3/8

- 15 cm de caibro 4×8

- 4m de ripa 1×4

- 200g de prego

- 15cm de arame farpado

1. Espaço. Verifique o espaço que você tem para fazer o fogão. Esta é uma parte importantíssima no processo, pois você terá uma noção de qual o tamanho que o fogão será.

2. Do que deve ser feito. Ele deve ser feito em alvenaria, porém  o acabamento poderá ser agosto do cliente, como tijolo aparente, cerâmica, pintura e etc.

3. O que deve ter. Ele deve conter um espaço interno onde de um lado coloca-se a lenha, na frente uma portinha para ver como está o fogo e acertar a madeira. Sobre este espaço ficará chapa onde ficarão as panelas que serão aquecidas para o cozimento dos alimentos. Desta caixa sairá um duto que deverá ser direcionado para uma área externa, onde sairá a fumaça.

4. Espaço para a lenha. Algo muito importante e de total utilidade é que você construa um local ao lado de onde colocará a lenha acesa para acomodar a própria lenha, em um local onde seja fácil a locomoção da mesma.