Como Fazer um Fluxograma

Como Fazer um FluxogramaFluxogramas são ferramentas muito úteis para modificações e planejamentos de processos e tarefas. Eles nos ajudam a obter uma imagem mais clara do processo em estudo, bem como visualizar uma idéia do método a ser implementado.

Elaborar e conceber um fluxograma é bem simples e pode ser feito diretamente no papel ou no computador, em programas como o Microsoft Excel.

Deve-se separar os assuntos ou tarefas do fluxograma, para que as ramificações dos mesmos estejam visualmente distintas. Utilize cores diferentes para ter uma clara visualização da separação de determinados setores. Agora defina cada ponto primário do seu fluxograma e mantenha-os a uma certa distância, pois no próximo momento eles serão ramificados para pontos secundários. Defina cores diferentes para cada ponto primário, afim de manter as mesmas cores nos grupos formados pelas ramificações. Caso esteja utilizando o Microsoft Excel, basta colorir as células.

Com cada setor definido e separado, agora você irá ramificá-los, formando tarefas ou soluções, caso se trate de problemas. Lembre-se de manter a cor do grupo do qual a tarefe pertence, para que haja organização e você não se perca. Se preferir, trace uma linha ou uma seta para unir as tarefas e definir a ordem que elas acontecem. Cada tarefa a ser exposta no fluxograma, deve estar apresentada de maneira clara, de modo a você reconhecer e saber exatamente do que se trata.

Cada tarefa ou problema resolvido, marque com um ‘ok’ com hidrocor vermelho, ou delete a célula, caso seu fluxograma seja digital. Se preferir, imprima e marque com o hidrocor as novas atualizações. Caso apareçam novas tarefas, altere no computador e imprima no verso do fluxograma antigo. Lembre-se de reutilizar o papel e sempre ter a impressão como última opção.

Seguindo estes passos, você notará a otimização do seu tempo e melhor resolução dos problemas.