Como Fazer um Fichamento

Como Fazer um FichamentoUma das grandes dificuldades de quem está entrando na universidade são os fichamentos. Como, para a maioria, é o primeiro contanto com esse tipo de trabalho, muitas dúvidas surgem na hora de elaborá-lo. Normalmente, os professores solicitam que você faça o fichamento sem se preocupar se você sabe ou não fazê-lo.

Os fichamentos são importante para que você não precise recorrer a uma obra toda vez que precisar mencioná-la, pois ele conterá um resumo de seu conteúdo e trechos das suas partes principais, fazendo com que você ganhe tempo.

Para que você saia desse mar de dúvidas sobre a maneira correta de se fazer um fichamento, leia atentamente as instruções abaixo.

1. Dois tipos de fichamento. Primeiramente, você precisa saber que existem dois tipos de fichamento: o bibliográfico, também chamado de descritivo, simples ou e citação; e o de leitura, chamado também de fichamento de resumo ou de conteúdo. É importante, então, que você procure saber qual a preferência do professor que solicitou o fichamento.

2. Fazendo um fichamento bibliográfico. É mais usado pelos professores para averiguar se os alunos leram os textos passados e se eles conseguiram captar as ideias centrais dos textos. Este é o tipo mais simples de fichamento, onde você apenas extrairá do texto as partes que considerar mais importantes. Leve em consideração alguns pontos enquanto for fazer esse fichamento:

2.1. Não mude nada no texto original. O fichamento bibliográfico deve conter os trechos conforme estão no texto original. Você não pode mudar nenhum a vírgula. Lembre-se, ele não é uma paráfrase.

2.2. Localize sua citação. Depois de cada trecho retirado, você precisa mencionar de qual página ele foi retirado, use sempre o seguinte modelo “(p. 1)”.

2.3. Cuidados com a supressão de pedaços de um parágrafo. Você pode tirar pedaços de um parágrafo suprimindo as partes que não considerar importantes, mas deve tomar cuidado para que a ideia não se perca, e deve sinalizar com “[...]” que entre os dois trechos citados alguma parte foi retirada.

3. Fazendo um fichamento de leitura. É mais elaborado, pois exige uma leitura crítica sobre o texto fichado. Você colocará suas impressões sobre o que leu seguindo o seguinte esquema:

3.1. Destacar algumas citações do texto. Assim como no fichamento bibliográfico, você deverá retirar as partes mais relevantes do texto.

3.2. Faça suas considerações pessoais. Após extrair os trechos do texto, você precisa escrever o que compreendeu do texto, sempre levando em consideração as citações extraídas anteriormente. De certa forma, você estará explicando as citações feitas, fazendo sua interpretação do texto. Nesse fichamento você poderá expressar sua opinião sobre as colocações do autor, para isso é importante que você tenha contato com outros textos do mesmo tema, afinal suas opiniões devem ser fundamentadas.

4. Onde você fará seu fichamento. Os fichamentos recebem este nome por terem a tradição de serem feitos em pequenas fichas, mas, hoje em dia, muitos professores aceitam fichamentos feitos no formato digital.

5. Formato. Sendo feito em fichas ou no computador, os fichamentos devem conter as seguintes informações:

  • Assunto (tema)
  • Referência bibliográfica
  • Texto do fichamento
  • Tipo de fichamento utilizado