Como Fazer um Fichamento

Como Fazer um FichamentoDurante o período acadêmico é comum que alguns professores peçam aos estudantes que elaborem fichamentos sobre textos o livros. Por isso, para tornar essa tarefa mais fácil, essa artigo reuniu dicas para que você consiga fazer um fichamento sem problemas.

O fichamento é uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto ou tema. Paraisso, é preciso usar fichas que facilitam a documentação e preparam a execução do trabalho. Os tipos de fichamento são:

  • Bibliografia – os temas abordados são o autor e os temas abordados por ele.
  • Conteúdo, que é resumo e cópia-citação.

No próprio exercício da leitura percebemos a necessidade de fazer comentáriossobre a argumentação do autor, assim como também surgem na nossa mente várias idéias e relações novas. Alguns autores de técnica de ensino acrescentam mais dois tipos de fichas de conteúdo: comentário e ideação. Mas não vemos necessidade de ampliar o número de fichas, mas simplesmente assinalar a necessidade de elaborar esses tipos de anotações que devem aparecer na leitura do trabalho. Assim, num único tipo de ficha (fichamento), pode-se incluir as diversas modalidades de apurações de investigação.

Como Fazer:

1. Em primeiro lugar, deve-se apresentar objetivamente as idéias do autor (resumo e citação),em seguida deve-se discutir, de modo pessoal, as idéias fichadas (comentário e ideação).

2. Um fichamento completo deve apresentar os seguintes dados:

  • Indicação bibliográfica — mostrando a fonte da leitura.
  • Resumo — sintetizando o conteúdo da obra. Trabalho que se baseia no esquema (na introdução pode fazer uma pequena apresentação histórica ou ilustrativa).
  • Citações — apresentando as transcrições significativas da obra.
  • Comentários — expressando a compreensão crítica do texto, baseando-se ou não em outros autores e outras obras.
  •  Ideação — colocando em destaque as novas idéias que surgiram durante a leitura reflexiva.