Como Fazer um Estudo de Caso

Como Fazer um Estudo de CasoRealizar um estudo de caso será necessário quando você estiver terminando uma graduação ou uma pós-graduação. Para fazer um estudo de caso, talvez seja necessário realizar uma pesquisa de campo ou uma pesquisa prática. Um estudo de caso é como se fosse uma monografia e alguns alunos ainda não sabem a maneira certo de fazê-la, mas isso se resolverá quando você ler este artigo, pois ensinaremos o passo a passo de como realizar um estudo de caso e você entenderá perfeitamente o processo e fará um grande estuda de caso ao final do seu curso.

1. Tópicos necessários para se fazer um estudo de caso. Existem alguns tópicos necessários para realizar um estudo de caso, que são: definição, como fazer, metodologia e qualidade. Não esqueça de abordar nenhum desses itens, pois se algum faltar, consequentemente o seu estudo de caso estará incompleto.

2. Defina os objetos da pesquisa do seu estudo de caso. O primeiro passo é que você defina quais serão os seus objetos de pesquisa. Isso é primordial, pois será através deles que você definirá o seu processo metodológico.

3. Definir a importância dos temas. Agora que você já definiu os seus objetos de pesquisa, será necessário que você tenha discernimento para saber quais elementos terão mais relevância na sua pesquisa, isso é, a pessoa que você rodeará para saber mais sobre o seu estudo de caso e as usarão como projeto de pesquisa. Eles seriam as pessoas mais interessadas no seu trabalho, se é assim que podemos dizer.

4. Deixe bastante claro o papel da sua teoria. Esta é a parte mais importante de um estudo de caso. Você precisará ter consciência que apesar de ser um estudo prático, nenhum estudo de caso poderá ter sucesso sem o apoio de uma teoria concreta.

5. Lembre-se de executar todos os passos. Para que seu estudo de caso fique completo, realize todos esses procedimentos, como caracterizar o problema em questão, avaliar a população afetada, demonstrar a melhor prática de abordagem e estudo, deixar claro uma metodologia de coleta de dados, analisar os dados que você coletou estatisticamente ou comparando-os de acordo com o universo de estudo, e por fim propor um plano de ação para que o estudo de caso se concretize da melhor maneira.