Como Fazer Um Dado

Como Fazer Um Dado         Dados são muito úteis em dias tempestuosos de confinamento dentro de casa. Quando o tédio parece investir contra o seu dia, basta um par de dados e um jogo qualquer de tabuleiro para passar horas de diversão e esquecer da chuva lá fora.

         Nos dias em que nada dá certo, convide as crianças a fazer um par de dados. É uma prática artesanal simples e que estimula a coordenação motora através de exercício manual. Aprenda como fazer um dado aqui no Como Fazer.

1.     Reúna os materiais necessários – São bem básicos e você pode encontrar em qualquer estojo de material escolar. Para fazer o dado você precisará de:

  • Lápis
  • Esquadro
  • Régua
  • Cartolina (da cor que você quiser o seu dado, é possível fazê-lo de muitos modelos e bem colorido)
  • Tesoura (preferencialmente as de ponta redonda, se forem usadas pelas crianças
  • Cola branca

2.     Decida qual será o tamanho do cubo – É importante que todos os lados tenham exatamente a mesma medida para que o dado não fique torto. Uma vez que você defina o tamanho, use a régua para medir exatamente os seis lados e trace a linha das bordas com o lápis.

3.     Faça a estrutura do dado – Para simplificar, você precisa desenhar na cartolina quatro quadrados do tamanho que você escolheu, alinhados na horizontal. Faça um quadrado igual acima do segundo quadrado da fileira e um outro abaixo. Desenhe também pequenas hastes no formato de trapézio nas extremidades de cada triângulo, estas hastes facilitarão a colagem das partes

4.     Recorte o dado – Uma vez que você já tenha desenhado os seis quadrados e suas hastes, é hora de recortar. Corte com cuidado para que não fique torto o seu dado.

5.     Pinte os pontos do dado antes de colá-lo – Pois é mais difícil pintá-lo depois de colado. Quando for colocar os pontos correspondentes a cada face, seja fiel à sequencia de um dado original, pois todo dado tem seus pontos em local definido.

6.     Cole os lados com cuidado – Passe cola nas hastes e cole-as na parte interna da estrutura do dado. Cole um lado de cada vez e espere fixar cada parte antes de colar a outra. Depois disso o seu dado estará pronto.