Como Fazer um Currículo

Como Fazer um CurrículoMuita gente tem dificuldade em fazer currículos – principalmente os que nunca o fizeram antes. Abaixo, você vai aprender como fazer um curriculum vitae de modo simples, rápido, e que não deixe a desejar. Em poucos passos, você vai ter um currículo completo em mãos e poderá sair à procura do tão sonhado emprego.

1 – Se identifique
A primeira coisa que deve escrever em um currículo é o seu nome completo. De preferência, ele deve ser escrito em um tamanho maior do que o resto do corpo do CV, centralizado, no alto da folha. Abaixo do seu nome, coloque seus dados pessoais, como por exemplo sua idade, seus telefones de contato, estado civil, endereço completo com CEP e email.

2 – Objetivo
Logo abaixo, coloque qual é o cargo que pretende prestar dentro da empresa. Se o curriculum for para estágio, coloque o curso que está fazendo. Por exemplo, se você estiver cursando Administração, coloque “estágio na área de administração” ou “Cargo na área de Administração”.

3 – Informe sua formação
Coloque até que grau estuda/estudou, e de preferência cite os nomes das instituições de ensino pelais quais passou. É importante lembrar que, se está atualmente fazendo algum curso, você deve colocar o ano no qual o terminará.

4 – Experiência profissional
Aqui, você deve informar em quais empresas já trabalhou antes e por quanto tempo. Uma breve descrição do ramo da empresa também é válida. Trabalhos Freelances também contam. Para quem nunca trabalhou antes, não sinta vergonha de ser sincero – coloque apenas “nenhuma experiência profissional”.

5 – Extras
Nesse campo, você pode colocar cursos que fez (como por exemplo o estudo de uma outra língua, computação, etc) ou atividades complementares que chegou a fazer e que acha que vai ajudar com o cargo que pretende desenvolver no futuro. É a área onde você pode mostrar tudo o que aprendeu dentro ou fora da escola/curso atual.

Parabéns! Seu currículo está completo e pronto para ser entregue!