Como Fazer um Currículo para o Primeiro Emprego

Como Fazer um Currículo para o Primeiro EmpregoUma das principais preocupações na hora de conseguir emprego é o currículo. Ele é o seu cartão de visitas e qualquer errinho pode colocar o seu futuro trabalho em risco. Não se desespere caso não haja experiências anteriores, afinal, existe uma primeira vez pra tudo. Aprenda como fazer um CV sem erros e conquiste sua vaga!

1. Informações pessoais. No topo do seu currículo deve constar suas informações pessoais. Seu nome seguido de endereço, telefone e e-mail. Não é necessário documentos como RG e CPF, uma vez que isso não importará para o entrevistador. Essas informações serão pedidas depois, caso seja contratado.

2. Objetivo. Esse é o segundo tópico do seu CV e deve ser mudado conforme a vaga concorrida. Escreva seu objetivo na empresa, sempre respeitando o perfil oferecido. Não adianta dizer que quer ser repórter se a vaga é pra trabalhar como vendedor. Um bom exemplo é começar com “Iniciar carreira em ….” seguido de “Busco oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Vejo na empresa X uma ótima oportunidade de trabalho”.

3. Formação acadêmica. Escreva suas formações acadêmicas e o ano de conclusão. É necessário, embora não obrigatório, colocar o nome da instituição de ensino estudada.

4. Cursos complementares. Esse é o espaço em que você coloca os cursos que fez além da escola. Curso de idiomas, cursos de informática e cursos técnicos. Nunca minta! Essas informações poderão ser colocadas em teste e você passará vergonha, além de perder a vaga.

5. Informações adicionais. Disponibilidade para início imediato, documentação em ordem e disponibilidade para viagens são informações adicionais que poderão complementar seu CV.

6. Revise. Leia atentamente o seu currículo depois de pronto, é importante pedir pra alguém revisar. Seja objetivo, o CV não deve ultrapassar uma folha. Feito isso, boa sorte!