Como Fazer um Croqui

Como Fazer um CroquiPara quem não sabe, croquis são desenhos rápidos que esboçam ideias de algum objeto físico. Os croquis são mais comuns na moda, em que os estilistas ou modistas abusam da criatividade para expor suas ideias no papel. Os desenhos podem, e devem, ser rabiscados o máximo possível para conter tudo o que seu autor quer expressar de forma instantânea. Por isso, não é preciso ser um profissional do desenho ou dispor de horas de trabalho para fazer um. Veja algumas dicas de como fazer um croqui de moda:

1. Materiais. Você vai precisar de uma folha A4, um lápis de ponta macia e uma borracha. É recomendável um lápis de grafite 6B.

2. Para iniciar o desenho. Faça linhas horizontais com espaço de 2 a 3 centímetros entre elas. Para iniciar a figura, faça um esboço em um “boneco” para que você tenha as proporções básicas e a pose. É recomendável fazer este boneco em formato de caixas, que permitem ver para onde o modelo vai olhar no desenho e que pose vai ficar.

3. Inicie pela cabeça. Faça o tronco, pés e mãos em formato de caixas, dentro das linhas horizontais. Definida a pose, deixe a cabeça do boneco em formato oval e defina seu tamanho, de acordo com a proporção da divisão da folha.

4. Meça seu croqui. Ao definir a cabeça, desenhe na parte lateral da folha com traços bem suaves uma cabeça sobre a outra, apenas para medir o tamanho da figura humana e a distância dos membros.

5. Tamanho do desenho. A figura humana tem entre 6 a 8 cabeças de altura, dependendo do indivíduo;os ombros, cerca de 1 a 2 cabeças abaixo do pescoço e as mãos caem até a metade das coxas.

6. A realidade deve servir de base. Pessoas mais altas geralmente tem pernas mais longas e pés maiores. Varie na expessura das pernas masculinas e femininas, que devem ter mais curvas.

7. Hora da roupa. Agora que o corpo já está definido, é hora de se preocupar com as roupas. Vá apagando as linhas necessárias do que já foi desenhado e vá inserindo as peças e detalhes do corpo, como cabelos, olhos, nariz e boca, dedos, entre outros.

Use sua criatividade e nossas dicas e faça diversos croquis. Quem sabe você não usa um de seus desenhos para transformar em uma roupa de verdade.