Como Fazer um CPF pela Internet

Como Fazer um CPF pela InternetO CPF é um dos documentos mais importantes para o cidadão brasileiro. Pessoas maiores de 15 anos e que já têm o título de eleitor podem se inscrever gratuitamente pela internet para emitir o documento. O CPF é importante, pois é o Cadastro de Pessoas Físicas, que permite que sejamos reconhecidos por empresas, corporações, contratados por empresas e que possamos emitir novos documentos. O novo sistema de solicitação e emissão do CPF é muito melhor do que o antigo, pois antes era necessário solicitar os bancos públicos, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica ou nos correios, além de pagar uma taxa de R$ 5,70.

Atualmente o processo pode ser feito da mesma forma, porém a tecnologia passou a nos ajudar no processo de emissão do documento.

É possível tirar o CPF no site da Receita Federal.

Como tirar o CPF

1. Acesse o site da Receita Federal. Vá à sessão de CPF e  depois clique no campo “Inscrição CPF Internet”.

2. Acesse a ficha e preencha corretamente todos os seus dados. Coloque informações como data de nascimento, sexo, nome da mãe e contato.

3. Esse formulário também solicita o número do título de eleitor. Dessa forma, o documento só poderá ser emitido gratuitamente por pessoas maiores de 16 anos.

4. Clique em enviar e mande os seus dados. Vai aparecer uma mensagem dizendo que sua inscrição foi feita com sucesso. No mesmo momento será gerado um número de inscrição no CPF e o comprovante ficará disponível. Fique com o número anotado ou imprima o papel. O número já poderá ser usado a partir desse momento.

Dica extra

O número do CPF é único e definitivo. Se por acaso você esquecer o número do documento, localize-o em qualquer outro documento, como contratos ou cheques.