Como Fazer um Convite

Nada melhor do que reunir pessoas queridas para celebrar momentos especiais. Com a chegada das Redes Sociais, o bom e velho convite de papel foi substituído por recados nas caixas de mensagens eletrônicas. No entanto, um belo convite feito e entregue à mão é um gesto simples, intimista e que fará o convidado se sentir mais importante.

1. Lista de convidados. Comece pela família, se for o caso. Em seguida, passe para os amigos próximos, colegas e conhecidos. Cheque várias vezes para não cometer gafes.

2. Decida em que material será feito. Há uma infinidade de papéis bonitos nas papelarias. Fuja dos brilhantes, de texturas laminadas e prefira cores da moda. Seja criativo, não é porque seu convite é pra um chá de bebê de menina que o convite necessariamente terá que ser rosa claro. Porém é imprescindível que tenha sua cara. É importante não gastar rios de dinheiro e de papéis, porque por mais que seja delicado o convite à mão, dificilmente alguém irá guardá-lo. As árvores e o seu bolso agradecem.

3. Escreva o motivo da reunião. Festa de aniversário, batizado, chá de cozinha. É importante deixar claro o motivo da festa e o que espera dos convidados, no caso de trajes, ou se é necessário levar alguma coisa. Se não for bom em redação, peça pra alguém revisar o texto para evitar confusões e constrangimentos.

4. D/h/l. Data, hora e local. “Minha casa” não é seu endereço.

5. Assine. Esse é um passo muito simples, porém algumas vezes esquecido. Lembre-se que as pessoas com vida social ativa recebem vários convites e podem não se lembrar de quem é a festa em questão. Se possível, faça também uma dedicatória especial para cada convidado, informando a importância de sua presença e a necessidade de confirmação, caso haja buffet.

6. Coloque em um belo envelope. O envelope pode ser simples ou decorado, não é necessário combinar totalmente com o papel do convite, desde que tenham toques como as mesmas cores ou detalhes.

7. Entregue-os. Caso não seja possível entregá-los pessoalmente, pode ser delicado uma ligação para confirmar o recebimento. Feito isso, boa festa!