Como Fazer um Contra Cheque

Como Fazer um Contra ChequeO contra cheque é um documento usado para descrever os valores de entrada e saída (credito ou débito) que acompanha os pagamentos de salários. Nada mais é do que um recibo de pagamento ou vencimentos dados ao funcionário e fornecidos pela empresa na qual aquele está contratado.

Tudo o que foi somado ou subtraído ao salário deve ser descrito detalhadamente para que o funcionário e a empresa tenham controle sobre o que está sendo pago.

Também conhecido como Holerite, nele deve constar preenchidos todos os dados com seus respectivos valores e porcentagens.

Contra cheque (Holerite)

Para fazer este tipo de documento algumas informações essenciais devem ser preenchidas:

Nome da empresa e CNPJ;

Nome do funcionário, data de admissão, CBO e função exercida na empresa;

Salário Bruto;

Benefícios somados ao salário (como auxílio creche ou família);

Horas extras;

INSS e possíveis descontos como faltas ou horas trabalhadas a menos;

Descontos provenientes de benefícios como vale alimentação e transporta e suas devidas porcentagens e valor em espécie.

Todos os valores devem constar no contra cheque afim de por meio da soma ou subtração dos mesmos ao salário bruto, se chegue ao valor líquido. Caso o funcionário precise assinar o contra cheque, deixe um espaço para que ele ponha a data de recebimento e assinatura.

É importante lembrar que estes dados citados acima são básico, quaisquer tipo de bonificações ou gratificações devem constar no contra cheque, bem como o pagamento de 13º salario e vales pagos antecipadamente pela empresa.

O contra cheque não é dado apenas para o funcionário, a empresa também deve guardar uma cópia para o caso de surgir algum problema.

A vantagem do recebimento do contra cheque é o fato de ter mais conhecimento sobre o que está sendo pago pela empresa e também ter conhecimento a respeito das taxas e descontos obrigatórios pagos pela mesma.