Como Fazer um Catavento

Como Fazer um CataventoCataventos são peças que giram quanto motivados pela ação do vento. Os grandes são usados para produzir energia eólica e os pequenos para diversão das crianças. Esse artigo ensina, passo a passo, como fazer um catavento de brinquedo. É super fácil, rápido e divertido. Veja:

1. Separe o material. Para fazer o catavento de brinquedo, você vai precisar de:

  • 1 canudo grosso ou 1 espetinho de churrasquinho;
  • Cartolina ou papel color set;
  • Régua de 30 cm;
  • Lápis;
  • Tesoura;
  • Cola;
  • Alfinete ou tachinha.

2. Faça um desenho, colagem ou pinte com lápis de cor a cartolina ou color set (de acordo com sua preferência). O desenho/pintura, servirá de estampa para o catavento, por isso, capriche na criatividade, deixe-o bem alegre.

3. Depois de desenhar, corte a cartolina/color sete em formato de quadrado, com os lados medindo 23 cm cada.

4. Dobre o quadrado ao meio duas vezes (de cima para baixo e da esquerda para direita), de forma que, ao abri-lo, fiquem visíveis as marcas diagonais.

5. Recorte o quadrado, passando a tesoura só até a metade das linhas. Muito cuidado nessa parte para não estragar seu catavento!

6. Cole cada ponta das partes recortadas no centro do quadrado, certifique-se de colá-las bem no ponto central.

7. Para dar mais estabilidade ao catavento, cole um pedacinho bem pequeninho em cima das pontas que foram coladas no cento. Em seguida, com ajuda de um alfinete ou tachinha, faça um furo exatamente no meio, onde está o pedacinho da cartolina. Assim, todas as partes do catavento estarão unidas.

8. Por fim, cole o palitinho de churrasco ou canudo na parte de trás de seu catavento ou prenda-o com o alfinete ou tachinha.

Pronto! seu catavento está perfeito para brincar!