Como Fazer um Caleidoscópio

Como Fazer um CaleidoscópioEm dias de chuva ou para uma aula que ensine o que significa simetria uma boa opção para as crianças é fazer um caleidoscópio. Ele é um brinquedo que é possível de ser montar em sala de aula ou em casa, não necessita de muitos materiais e da um efeito visual bem legal para a brincadeira da garotada.

1. Tenha o material necessário. Você precisará de: 3 réguas de acrílico de 30 cm de comprimento (elas devem ter no mínimo 3cm de largura), filme plástico (aquele plástico em rolo utilizado em cozinha, que normalmente usamos para enrolar alimentos), papel alumínio, cartolina ou papel cartão, tesoura, fita adesiva transparente, cola branca, miçangas transparentes, um papel de sua preferência para encapar o caleidoscópio.

2. Monte o seu caleidoscópio. (01) Una as três réguas (formando um triangulo) utilizando a fita adesiva. (02) Encape uma das extremidades com o filme plástico. (03) Encape as réguas com papel alumínio, porém ele deve ser do tamanho das réguas, não podendo cobrir as extremidades. (04) Coloque um triangulo, feito de papel cartão ou cartolina, na extremidade que não esta encapada com filme plástico, fixando-o com a fita adesiva. (05) Faça um furo na cartolina, esse será o visor do caleidoscópio. (06) Corte uma tira de papel cartão ou cartolina que tenha 4cm de largura. Pegue-a e coloque na extremidade que esta encapada com plástico filme. É necessário que apenas 2cm desse papel esteja colado na régua, pois os outros 2cm serão usados como o reservatório para as miçangas. (07) Coloque miçangas transparentes no reservatório e vede com plástico filme.

3. Faça o acabamento do seu caleidoscópio. Chegamos na última parte do seu projeto, agora é o momento de decorar o seu caleidoscópio. Agora é a hora de utilizar toda a sua criatividade, pois irá encapar o seu projeto (deixando as extremidades desencapadas) e fazer o acabamento, deixando o seu caleidoscópio a sua cara.

4. Divirta-se. Aproveite o caleidoscópio para ensinar em forma de brincadeira sobre simetria e efeito óptico. Divirta-se com seu trabalho!!!