Como Fazer um Brigadeiro

Como Fazer um BrigadeiroO brigadeiro surgiu por volta de 1940. Receita brasileira, o doce é indispensável em qualquer festa. Acredita-se que o doce tenha surgido em São Paulo, na campanha eleitoral para a presidência da República na mesma época. Um dos candidatos era o brigadeiro Eduardo Gomes.

Na campanha, ele utilizava uma propaganda engraçada, que ficou na boca do povo: “Vote no Brigadeiro que é bonito e solteiro”. Além disso, o doce era distribuído em sua campanha ao invés de panfletos. Acredita-se que o nome foi dado ao doce em homenagem ao candidato. No fim da campanha ele acabou perdendo para o general Eurico Gaspar Dutra. Sua receita foi modificada com os anos e acrescida de outro ingrediente: o granulado. O brigadeiro hoje em dia é consumido de várias formas: com coco, confeitos e em potinhos. A seguir a receita do docinho:

1. Ingredientes. Uma lata de leite condensado; uma colher de sopa de margarina, ou manteiga sem sal; sete colheres de sopa de chocolate em pó meio amargo, ou se preferir use achocolatado; 100 gramas de chocolate granulado e forminhas próprias para brigadeiro.

2. Modo de preparo. Em uma panela misture o leite condensado e a margarina. Em fogo baixo, vá mexendo com uma colher até obter uma mistura consistente.

3. Um truque. Para saber se o doce está no ponto incline levemente a panela e observe se descola das laterais. Quando isso ocorrer desligue fogo e despeje o conteúdo em uma vasilha.

4. Para fazer as bolinhas. O brigadeiro deve esfriar e ir para a geladeira por duas horas. Após esse tempo retire-o e unte as mãos com margarina. E com a ajuda de uma colher de chá tire uma porção do doce, coloque na palma da mão e enrole.

5. O chocolate granulado. Despeje o conteúdo do pacote em um prato fundo. Jogue as bolinhas nesse prato e delicadamente enrole-os no granulado.

6. Para festas. Se preferir compre forminhas de brigadeiro coloridas para enfeitar.

7. Use sua criatividade. Unte o doce no coco ralado, ovomaltine, amendoim moído, granulado colorido e muitos outros confeitos. Eles dão um toque especial à sua festa e principalmente ao gosto da criançada.

8. Outra maneira.
Você pode servir o brigadeiro em copinhos de plástico transparente acompanhado de uma colherzinha. Esse tipo de brigadeiro é muito comum em restaurantes. Além disso, experimente fazer o brigadeiro branco – não acrescente chocolate em pó no preparo – e sirva como preferir.