Como Fazer um bom Projeto

Como Fazer um bom ProjetoEscrever um projeto corretamente é essencial para muitas áreas, por exemplo no ensino superior ou na formulação de projetos culturais a serem apresentados para uma entidade. No projeto deve constar não só a descrição clara do que se pretende desenvolver, mas também as claras intenções e custos para sua realização. Aqui você aprenderá a escrever um bom projeto, seguindo os subtítulos sugeridos não tem como seu projeto ficar mal formulado.

  1. Título do projeto. Seu projeto deve ter um nome ou um título. No caso de trabalhos de conclusão de curso, é o nome da sua pesquisa desenvolvida. Ou, por exemplo, para um projeto ecológico pode-se pensar num título figurativo que resuma a atividade, como por exemplo “Abraço coletivo à árvore da praça”.
  2. Descrição ou resumo do projeto. Nessa fase você explica de forma suficiente o que se pretende fazer em seu projeto. Seja claro e objetivo, faça uma simples descrição das atividades que pretende realizar, sem explicar os porquês, as motivações ou os objetivos. Lembre-se de colocar a estimativa de público ou participantes e de descrever toda a estrutura que será necessária para que o projeto aconteça, tal qual o local de sua realização.
  3. Justificativa. É nesse momento que você faz um texto argumentativo, tentando convencer de que seu projeto é necessário e tem um sentido. Nesse mesmo texto você pode colocar seu projeto dentro de algo maior. Por exemplo, para um projeto de Música Clássica, umas das justificativas é que a música clássica quase não tem espaço nos meios de exibição.
  4. Objetivos. O que você quer alcançar com o projeto? Basta responder essa pergunta e detalhar qual o resultado esperado com a realização dele.
  5. Plano de Metas. Um plano detalhado de tudo que será feito para o projeto acontecer, desde a contratação da equipe até o fim da realização do projeto.
  6. Planilha de custos. Você deve fazer uma planilha, ou uma tabela, com todos os custos do projeto de forma detalhada. Cada item deve estar descrito com suas respectivas quantidades, preço individual e preço total, incluindo a equipe remunerada do projeto.