Como Fazer um bom Croqui

Como Fazer um bom CroquiUm croqui é um desenho rápido, como um esboço, que serve para dar ideia de um produto a ser feito. Normalmente, usa-se muito o croqui na área da moda, quando um estilista desenha os modelos e os conceitos de uma determinada roupa em forma de esboço, abusando das formas e curvas. Também é muito utilizado na arquitetura, sobretudo na arquitetura moderna com formas e características mais arrojadas. Daremos aqui simples dicas de como fazer um bom croqui!

  1. Treine bem o desenho rápido. Por mais que o croqui possa ser “errado”, você deve ter um padrão e um estilo de fazer. Por isso, perca um tempo para chegar a um padrão simples de desenho que dê conta das formas que você quer representar. Normalmente um artista tem um jeito único de fazer croquis. Um estilista, por exemplo, pode ser facilmente reconhecido pelos “modelos” de seus croquis.
  2. Não se preocupe com detalhes. Um croqui pode ser acompanhado de escrita, que servem para explicar a textura do material, por exemplo. Não é necessário, ao desenhar um vestido de flores, por exemplo, fazer exatamente a estampa que deseja no vestido. Faça desenhos ilustrativos e escreva a indicação de que é um tecido florido.
  3. Use cores apenas se necessário. Um croqui colorido deve ser feito apenas se as cores forem essenciais para a visualização de seu modelo. Caso contrário, o desenho até deixa de ser um croqui, que se caracteriza por ser um esboço rápido à título de ideias.
  4. Faça os vários ângulos apenas se necessário. Outra coisa desnecessária é desenhar os vários ângulos de um modelo simples, seja de roupa ou arquitetônico. O próprio croqui da arquitetura, onde por exemplo um prédio tem 3 faces iguais e apenas a parte da frente é diferenciada, basta fazer um desenho que contempla a frente e uma lateral, a não ser que cada lateral seja diferente uma da outra. Aí sim você terá que esboçar os vários pontos de vista.