Como Fazer um Bom Churrasco

Como Fazer um Bom ChurrascoO churrasco é tradição para os brasileiros, pois é um bom motivo para reunir os amigos, bom almoço para dias de final de campeonato, ótima opção para o almoço de domingo quando ninguém está afim de cozinhar, enfim, tudo é desculpa  para fazer churrasco. Mas infelizmente não é todo mundo que sabe fazer churrasco, pois para fazer isso bem é preciso ter algumas noções básicas. Por isso, esse artigo traz algumas instruções e dicas para você não errar quando for fazer o seu churrasco.

1. Evite comprar carnes congeladas. Caso isso seja inevitável descongelar em temperatura ambiente por cerca de 12 horas.

2. Não compre carnes se a gordura estiver de amarelo escuro. Isto é indicação de animal velho, ou seja, carne dura. No caso específico de costela, osso chato e grande é animal velho, enquanto ossos pequenos e arredondados são de novilho. As costelas devem ser compradas em tiras de 8 a 10 cm de largura. Dê preferência as costelas centrais do animal.

3. O corte da carne deve ser feito no sentido transversal ao comprimento das fibras do músculo.

4. Deixe as carnes pegarem cor e calor antes de salgar. Tire do fogo e espalhe, sem exagero, sal grosso ou médio por toda a carne.

5. O lado mais magro da carne deve estar virado para o fogo. Assim, não haverá perda de gordura. As costelas devem ser assados com o osso para baixo.

6. O melhor fogo é aquele em que se forma uma camada de cinza por cima do braseiro, impedindo a formação de labaredas, aquelas chamas altas e fortes.

7. A labareda jamais deve tocar na carne. Não fique mexendo no fogo. Mexa sempre na carne, levantando, baixando etc.

8. Não jogue água sobre a brasa. O ideal, novamente, é levantar a carne. Conforme as labaredas vão diminuindo de tamanho, o encarregado do churrasco deve optar em aproximar a carne da brasa.

9. Não vire o saco de carvão direto sobre a grelha quando houver carne assando. Pegue os pedaços de carvão e com a mão coloque devagar no braseiro.

10. Depois de pronta, a carne deve ser batida para soltar o excesso de sal grosso.