Como Fazer Um Biodigestor Caseiro

Como Fazer Um Biodigestor CaseiroBiodigestor é um equipamento que usa um processo vivo (bios = vida) para fazer a transformação ou a “digestão” de matéria orgânica. O biodigestor faz a “digestão anaeróbica” (sem ar/oxigênio) de micro-organismos que fazem a decomposição da matéria orgânica. O resultado é a energia produzida com gases ou biogás.Este “biogás” é composto por uma mistura de gases, principalmente metano e pode substituir o petróleo ou o gás natural que precisam ser extraídos do subsolo. É um tipo de recurso reciclado e reciclável que produz um ciclo fechado. Podemos usar o biogás para fazer comida, como gás de cozinha e usar os restos de comida para produzir mais biogás. No Peru um projeto está aproveitando excrementos do gado para produzir gás de cozinha e adubo orgânico. Na Califórnia, uma empresa utiliza os restos da sua produção de cebolas para produzir energia elétrica para a sua fábrica de cebolas.

1. Materiais

Um tambor de plástico de 200 litros, com tampa de rosquear, uma lata ou balde de plástico, um pedaço de cano PVC ou de mangueira; esterco fresco de gado, água sem cloro.

2. Montagem

Faça um furo na tampa do tambor e encaixe o cano de PVC ou mangueira, de maneira a não permitir vazamento. Coloque, dentro desse tambor, o esterco diluído em água sem cloro, sendo a mesma parte de água e esterco. Não encha todo o recipiente; deixe um espaço livre, para a formação do biogás, em torno de 10 e 20% da sua capacidade. Encaixe a tampa, sem encostar o cano ou mangueira na mistura. Mergulhe a outra ponta da mangueira em uma lata ou balde com água. Observe que a água do balde fica borbulhando durante todo o processo de fermentação, devido à saída do biogás. Quando parar de borbulhar significa que terminou todo o processo e o biofertilizante está pronto. Essa fermentação demora em torno de um mês e o biofertilizante deve ser usado antes de trinta dias, a fim de manter a sua eficiência fitossanitária. Os fitossanitários são os agrotóxicos, fertilizantes e outros produtos do tipo, com permissão legal para uso na agricultura orgânica.

3. Cuidados

Uma atenção especial deve ser dada à quantidade de água utilizada no biodigestor. O excesso pode atrapalhar o processo e a falta pode causar entupimento da tubulação. Nunca deixe seu biodigestor dentro de casa a fim de não atrair insetos indesejados e outros desagradáveis acontecimentos.