Como Fazer um Barco de Madeira

Como Fazer um Barco de MadeiraPara quem gosta de ocupar o tempo criando e fazendo objetos artísticos,  o barco de madeira é uma ótima opção. Para que ele também tenha utilidade, é importante que ele seja feito com cuidado, técnica e com matéria-prima de boa qualidade. Mesmo com o avanço tecnológico em praticamente todas as áreas, muitas pessoas ainda optam pelo trabalho artesanal e preferem fazer elas mesmas o barco de madeira. Siga nossas dicas e veja como fazer um barco de madeira:

1. Conheça o material a ser utilizado. Projete o barco com suas dimensões e procure conhecer e providenciar todos os materiais e ferramentas que serão utilizados na construção, principalmente a madeira, que deve ser de boa qualidade.

2. Construa um esqueleto com a madeira. Disponha tiras de madeira imitando as costelas do ser humano, com o espaço de 12 parafusos de fixação de 3 polegadas. Coloque uma madeira forte e centralizada para servir de base para as madeiras que ficarão em posição horizontal, como se fosse a espinha dorsal.

3. Feche os espaços da costela. Corte placas de madeira que caibam entre os montantes da costela,  para formar os assentos. Corte reforços para atuar como suporte do assento e fixe-os nas costelas. Aparafuse bem.

4. Teste se ele está vazando. Amarre o barco numa área com água e teste se ele flutua sem ocupantes, e vigie durante duas a três horas para ver se há vazamentos e marque com um giz de cera os locais que forem aparecendo. Tire da água e deixe secar por um dia inteiro.

5. Conserte os vazamentos. Faça os reparos necessários e coloque-o novamente na água. Retire, deixe secar por mais um dia, e pinte e personalize a gosto.

6. Veja vídeos explicativos e se conseguir, consulte profissionais para acabar não gastando material indevidamente, e não ter um trabalho que não resulte o esperado.

7. Faça manutenção constante. É preciso saber cuidar do barco, aplicando resinas, adesivos e tintas apropriadas na madeira e conservá-lo envolto por uma lona, de preferência em lugar arejado que não bata muito sol.

Deu pra ver que não é tão simples construir um barco, mas com as dicas acima e instruções de profissionais é possível fazer um tranquilamente. Um barco de madeira também pode ajudar na preservação do meio ambiente por usar materiais ecologicamente corretos. Aproveite um dia de folga e mãos à obra.