Como Fazer um Artigo Científico

Como Fazer um Artigo CientíficoJá foi estabelecida uma regra padrão para a organização de artigos, sejam eles de revistas, jornais ou trabalhos de escola.

Hoje, iremos focar nos artigos científicos, textos que contêm informações precisas, baseadas em fatos concretos. Por isso, deve ser bastante objetivo e de fácil entendimento. Por isso, além de seguir as dicas a seguir, procure textos escritos por profissionais da área, peça auxílio de seu professor, tenha certeza das informações que irá colocar em seu artigo.

1. Divida o artigo em tópicos. Cada título deve ser introdutório. Os artigos científicos, normalmente, são divididos em sessões. Cada etapa é abordada em um tópico diferente. Você pode organizá-lo da seguinte forma: Introdução, Método, Resultados, Observações e Conclusão.

2. Use termos concisos. Vá direto ao ponto. Nesse tipo de artigo, não é usual elaborar críticas ou expor seu ponto de vista sobre o tema. A objetividade é imprescindível. Seja pontual, trabalhe com os fatos.

3. Detalhe sua experiência. Não dispense detalhes ao relatar a experiência, conte exatamente como foi o procedimento, sem esquecer nenhuma etapa e resultados. Faça isso principalmente quando for fazer alguma relação entre causa e consequência. Esse processo é essencial para comprovar sua tese.

4. Exponha sua opinião de forma discreta. Caso considere necessário dar seu ponto de vista no artigo, relate somente o necessário para evitar dar um toque muito pessoal ao artigo. Lembre-se: a linguagem deve ser bastante sucinta.

5. Não usar termos absolutos. Palavras como “nunca” e “sempre” não são bem vindas em textos científicos.

6. Use uma linguagem formal. Atente-se ao uso de gírias, abreviações e modismos. O artigo deve ser escrito de acordo com a norma culta da língua. Cuidado para não ser traído pelo vício da linguagem de internet.