Como Fazer um Aquecedor Solar

Como Fazer um Aquecedor SolarMuito fala-se sobre aquecimento global, gasto de energia e a catástrofe que será se não cuidarmos do planeta hoje, porém pouco se fala do que podemos fazer para ajudar de forma significativa.

Claro que manter as lâmpadas desligadas e a porta da geladeira fechada contribuem para um mundo mais sustentável e com gastos mais conscientes. Porém temos ciência de que alguns eletrodomésticos de nossa casa gastam muito mais do que outros, este é o caso do chuveiro, deixá-lo ligado por 30 minutos diários equivale ao gasto de 40 lâmpadas de 100W ligadas 5 horas por dia!

Fazer um aquecedor solar artesanal tem mais vantagens do que você imagina: diminuição dos valores na conta de luz,  não ter mais que tomar banho frio quando faltar energia elétrica e não prejudicar o meio ambiente são só algumas delas.

Se você gostou da ideia, separe os materiais necessários

100 garrafas pet do mesmo tamanho

100 caixas tetra park (aquelas usadas para conservar o leite)

canos de PVC

Tês

Jornais

Flanges

Tinta preta fosca (só pode ser a fosca)

Mãos à obra

Retire o rótulo de todas as garrafas pet e higienize-as muito bem. Lave também todas as caixas tetra park, resíduos podem causar mau cheiro.

Corte o fundo de todas garrafas pet e corte as caixas na parte colada, de modo que elas fiquem como uma folha de papel aberto.

Por cima do jornal, pinte todas as folhas tetra park com a tinta preta foca, pinte dos dois lados.

Espere secar bem e encaixe as folhas pintadas de preto dentro das garrafas pet.

Com os tubos de PVC faça uma placa de modo que cada tê se encaixe no gargalo de uma garrafa. Como a placa contará com 20 colunas com 5 garrafas cada uma, serão necessárias 20 entradas nos tubos.

As garrafas que já estão sem fundo devem ser encaixadas uma na outra, formando colunas com 5 garrafas cada.

Um cano comprido deve passar por dentro de cada coluna para dar sustentação. As últimas garrafas de cada coluna não podem ficar destampadas, para resolver este problema, reaproveite o fundo recortado das garrafas, faça um furo no centro e encaixe nas últimas garrafas.

Encaixe na caixa d’água flanges. Dentro da caixa deve ser acoplado um tubo com bóia para coleta da água quente.

A placa deve haver uma torneira para tirar o ar, ela deve estar encaixada em uma das pontas da placa.

A ponta restante deve se encaixar com a caixa d’água que tem a bóia.

Para o aquecedor funcionar corretamente, uma outra caixa é necessária para alimentar aquela que tem a bóia, dessa forma a água passará primeiro pelo aquecedor antes de chegar até ela.